Liberdade

Software livre

GNU LilyPond é escrito e mantido por uma comunidade de entusiastas. Ele é publicado sob a licença Licença Pública Geral GNU e Licença de Documentação Livre GNU, dando a todos a liberdade de corrigir, modificar e estender o programa. A criação de belas músicas não deveria exigir centenas de dólares de software!

Quais são os benefícios para os usuários?

  • Sem custo: baixe e experimente! O que você tem a perder?
  • Compartilhamento: se você gosta do programa, dê uma cópia para seus amigos, professores, alunos e colegas!
  • Código-fonte disponível: se você está curioso sobre como o LilyPond cria alguma notação, você pode ver exatamente como isso é feito.
  • Extensível: você pode adicionar recursos, corrigir erros e alterar a funcionalidade. Se você não é um programador, pode contratar alguém para realizar essas tarefas.

    Isso pode não parecer atraente para músicos casuais, mas a capacidade de estender software pode ser altamente valiosa para compositores, empresas e acadêmicos sérios.

  • Segurança contra o futuro: se uma empresa comercial for à falência, o que acontece com todas as músicas eletrônicas que dependem de seus produtos? Isso não é uma preocupação com o LilyPond; mesmo que toda a equipe de desenvolvimento abandone (o que é extremamente improvável), o programa ainda estará disponível legalmente para cópia, modificação e distribuição.

Por que os desenvolvedores do LilyPond “doam” seu trabalho livremente?

A maioria de nós vê o desenvolvimento de LilyPond como hobby ou trabalho voluntário. Então, essa pergunta está realmente perguntando “por que as pessoas se voluntariam”?

  • Diversão: trabalhar para atingir um objetivo pode ser divertido, especialmente quando você trabalha em equipe!
  • Objetivos compartilhados: todos queremos belas partituras, mas poucas pessoas têm a experiência (e ninguém tem tempo!) para criar um programa que possa lidar com todas as situações. Trabalhando em conjunto – uma pessoa melhora o código de barra de ligação automática, outra pessoa melhora a forma de legatos e uma terceira pessoa escreve a documentação que explica como usar esses recursos – podemos atingir nossa meta com apenas uma fração do esforço individual.
  • “Cultura de presente”: o movimento de Software Livre criou muitos grandes projetos de software, como GNU/Linux, Mozilla Firefox e Battle for Wesnoth. Tendo se beneficiado desses projetos, alguns desenvolvedores querem “devolver” para a comunidade.
  • Experiência de trabalho: contribuir para projetos de software livre é uma ótima maneira de praticar programação, redação de documentação, tradução de documentação ou design. Essa experiência ajudou alguns desenvolvedores a obter ofertas de emprego ou bolsas de estudo.

Para onde agora?

Ainda não está convencido? Leia nosso extenso ensaio sobre nossa filosofia de gravação em Plano de fundo. Se você já tiver se decidido por usar o LilyPond, leia primeiro nossa Entrada de texto.


Validation

Valid HTML 4.01 Transitional