LilyPond – Notação musical para todos
LilyPond

LilyPond é um programa de gravação de música, dedicado a produzir partituras de alta qualidade possíveis. Traz a estética da música tradicionalmente gravada para impressões de computador. LilyPond é software livre e parte do Projeto GNU.
Leia mais em nossa Introdução!
Partituras bonitas
LilyPond é uma ferramenta poderosa e flexível para tarefas de gravação de todos os tipos, por exemplo música clássica (como o exemplo acima de J.S. Bach), notação complexa, música antiga, música moderna, tablatura, música vocal, lead sheets, materiais educativos, projetos orquestrais grandes, saída personalizada e até mesmo gráficos Schenker.
Navegue por nossa galeria de Exemplos e fique inspirado!
Introdução | Comece aqui a criar partituras. | |
Download | Obtenha LilyPond. | |
Manuais | Leia o maravilhoso manual (RTFM). | |
Comunidade | Contate outros usuários. |
Introdução
Nosso objetivo

A LilyPond surgiu quando dois músicos quiseram ir além da aparência sem alma da partitura impressa por computador. Os músicos preferem ler belas músicas, então por que os programadores não poderiam escrever softwares para produzir peças impressas elegantes?
O resultado é um programa que cria belas partituras seguindo as melhores tradições da gravura de música clássica. Ele cuida dos detalhes do layout programaticamente, permitindo que compositores, transcritores e editores se concentrem na música, em vez de melhorar a saída padrão de seu software. Os artistas receberão partes que os deixarão se concentrar em tocar música em vez de lê-la.
O que o LilyPond faz
- Recursos: O que o LilyPond pode fazer?
- Exemplos: Quero ver algumas músicas!
- Liberdade: LilyPond é software livre.
- Plano de fundo: Nossa estética computacional.
Como o LilyPond funciona
- Entrada de texto: Você escreve música como texto?!
- Edição facilitada: Outras formas de trabalhar com o LilyPond.
Recursos | O que o LilyPond pode fazer? | |
Exemplos | Quero ver algumas músicas! | |
Liberdade | Liberdade e a GPL. | |
Plano de fundo | Estética computacional. | |
Produções | Uso do LilyPond na vida real. | |
Análises | O que as pessoas dizem sobre ele? | |
Entrada de texto | Você escreve música como texto?! | |
Edição facilitada | Outras formas de trabalhar com o LilyPond. |
Recursos
Excelente gravação clássica

O LilyPond permite que os músicos produzam partituras elegantes e fáceis de ler. Sua comunidade de desenvolvedores gastou milhares de horas desenvolvendo softwares poderosos de gravação de músicas que resultam em músicas lindamente gravadas. Todas as configurações de estilo, designs de fontes e algoritmos do LilyPond foram inspirados pela melhor música gravada à mão. A saída de LilyPond tem a mesma aparência forte, equilibrada e elegante que as partituras clássicas mais bem gravadas. Isto é explicado mais adiante em nosso Ensaios.
Entrada de texto
Tudo é explícito
O LilyPond processa a entrada de texto, que contém todas as informações sobre o conteúdo da sua partitura e pode ser facilmente lida por qualquer ser humano ou outro programa. Não há configurações obscuras escondidas atrás de itens de menu e armazenamento de arquivos binários.
Leia mais sobre esse conceito em Entrada de texto.
Os ajustes são robustos e rastreáveis
Se você tiver que alterar alguma coisa no layout, esse ajuste também estará explicitamente visível no arquivo de entrada em formato legível, assim você sempre poderá refazer o que você fez. Se você acidentalmente quebrar qualquer coisa, você pode facilmente reverter ou modificar qualquer decisão sem estar à mercê de uma função Desfazer.
Arquivos de texto são à prova de falhas e futuros
Arquivos de texto são muito robustos contra corrupção de arquivos. E como eles são legíveis para humanos, você sempre poderá interpretá-los mesmo que não tenha acesso aos programas que os criaram.
Gerencie suas partituras com controle de versão
Arquivos de texto são aplicáveis para serem gerenciados pelo controle de versão. Vá em frente e experimente mecanismos infinitos e seletivos de desfazer/refazer e o histórico completo de desenvolvimento de suas partituras. O controle de versão também pode abrir novos fluxos de trabalho (colaborativos) para você.
Usabilidade

Opções de layout efetivas
Gaste menos tempo com ajustes da saída; LilyPond obtém a formatação correta desde o início. Ele determina o espaçamento sozinho e quebra linhas e páginas para fornecer um layout uniforme e apertado. Confrontos entre letras, notas e acordes são resolvidos e legatos e barras de ligação são inclinados para baixo, automaticamente!
Misture música e texto
Coloque fragmentos de música em textos sem recortar e colar fotos. Integre música ao LaTeX ou HTML sem problemas, ou adicione música ao OpenOffice.org e ao LibreOffice com OOoLilyPond. Plugins também estão disponíveis para permitir o código do LilyPond em vários blogs e wikis, possibilitando a colaboração on-line.
Acessibilidade
A entrada baseada em texto também possibilita a gravação de partitura para usuários com deficiências físicas graves. Usuários com destreza prejudicada que não conseguem digitar ou controlar um mouse de computador podem usar software de reconhecimento de fala para editar arquivos LilyPond. Mesmo os usuários que são totalmente cegos podem usar o software de leitura de tela para escrever arquivos LilyPond – uma tarefa impossível em programas de criação de partituras baseados em gráficos. Você pode ver uma partitura espetacular em Exemplos.
Diversidade do editor
Vários desenvolvedores, eles mesmos usuários ativos do LilyPond, escreveram ferramentas especificamente voltadas para tornar o processo de edição de arquivos do LilyPond mais rápido e mais efetivo; você não está vinculado a uma única interface de usuário, mas pode usar ferramentas diferentes para tarefas diferentes. Você pode até usar um editor completo do LilyPond em casa e usar o aplicativo de bloco de notas do seu celular para editar os arquivos em movimento. Para alguns exemplos, veja Edição facilitada.
Design extensível
Gerenciamento fácil de folhas de estilo
Todas as configurações de layout podem ser alteradas para se adequarem ao seu gosto tipográfico pessoal. Assim, você pode escrever facilmente folhas de estilo que mudam todos os aspectos da aparência padrão das partituras da LilyPond. Como estes também são escritos como texto e podem ser armazenados em arquivos separados, você pode simplesmente alternar entre duas folhas de estilo para produzir partituras com uma aparência ou layout completamente diferente. Você deseja imprimir uma partitura em papel A4 e projetá-la com um projetor, um sistema por página? O mecanismo de layout do LilyPond produzirá facilmente ambos a partir da mesma entrada.
Adicione suas próprias funções
Se isso ainda não for suficiente, há sempre a linguagem de script interna Scheme, que pode acessar o mecanismo de layout do LilyPond no mesmo nível que o próprio LilyPond, tornando-se uma ferramenta muito poderosa. Configurações, variáveis e funções estão documentadas no manual de referência do programa.
Processa partituras programaticamente
Os arquivos de entrada do LilyPond podem ser totalmente editados ou até gerados por programas e scripts. Isso pode ser usado, por exemplo, para composição algorítmica. Mas você também pode acessar o conteúdo musical para análise ou gerenciar fragmentos de entrada em um banco de dados. Não há limitações, exceto sua imaginação.
Crie novas ferramentas usando o LilyPond
Como o LilyPond não é um programa de interface gráfica monolítico, e sim uma ferramenta de linha de comando, ele também pode ser usado em outros aplicativos. Desta forma, é possível equipar ferramentas como, por exemplo, aplicativos web com poder de gravação de LilyPond. Já existem várias ferramentas on-line usando o LilyPond.
Ambiente

Suporte excelente
O LilyPond funciona em todas as plataformas populares: GNU/Linux, MacOS X e Windows. LilyPond vem com uma extensa documentação e centenas de arquivos de exemplo. Existe uma comunidade de usuários ativos respondendo perguntas na lista de discussão lilypond-user, oferecendo ajuda amigável. O tempo de resposta é geralmente muito curto, e soluções frequentemente brilhantes para problemas relatados são desenvolvidas. Graças à estreita interação com a equipe de desenvolvimento, tais soluções são regularmente incluídas no próprio LilyPond. Leia mais em Comunidade.
Software livre
O LilyPond pode ser baixado gratuitamente! Sim - é grátis. Obtenha-o na página de download.
Também é livre (como em “liberdade de expressão”). Ele vem com código-fonte e permissão para alterá-lo e copiá-lo. Então, você está irritado com um bug, ou anseia por um recurso? Simplesmente adicione você mesmo ou pague a outra pessoa para fazê-lo. Leia mais sobre Liberdade.
Para onde agora?
Ainda não está convencido? Veja alguns Exemplos específicos. Se você já tiver se decidido por usar o LilyPond, leia primeiro nossa Entrada de texto.
Exemplos
Exemplos bonitos
LilyPond é uma ferramenta poderosa e flexível para tarefas de gravação de todos os tipos. Por favor, veja nossa galeria de exemplos e inspire-se!
Música clássica
Esta obra de órgão por J.S. Bach é um projeto de gravura bastante típico no LilyPond.
Notação complexa
Este exemplo de Goyescas por Enrique Granados mostra alguns dos recursos mais avançados da composição tipográfica, incluindo barra de ligação espremidas, hastes entre pautas e linhas de acompanhamento de voz.
Música antiga
LilyPond também oferece suporte a vários tipos de notação antiga, como essa passagem do canto gregoriano.
Música moderna
Os compositores contemporâneos acham que o LilyPond é adequado para exibir uma notação incomum. Aqui está um trecho do Čáry de Trevor Bača, para flauta baixo desacompanhada.
Criação eficiente e flexível de materiais de performance
Vários materiais de performance podem ser criados a partir do mesmo código-fonte. Este é um trecho da gravura de Nicolas Sceaux de Giulio Cesare de Handel, com partitura completa, redução de piano-vocal e uma parte de violino.
Tablatura
LilyPond oferece suporte a notação de tablatura, que pode ser personalizada para se adequar a qualquer instrumento que leia de tablatura. A pauta de tablatura é gerada automaticamente a partir das notas digitadas para a pauta de 5 linhas.
Música vocal
LilyPond é excelente para música vocal de todos os tipos, desde hinos sagrados até ópera. Aqui está um motete medieval com requisitos ligeiramente incomuns. A voz tenor é escrita em uma métrica diferente das outras, mas deve se alinhar como se estivesse na mesma métrica. LilyPond lida com isso com mais elegância. Observe também os incipits com claves no estilo Vaticano, as hastes cortadas indicando notas plicadas, e ligadura sobre de certos grupos de notas.
Partituras principais
É simples criar partituras principais (lead sheets) com melodia, letras, nomes de acordes e escalas. Neste exemplo, você vê alguns dos diagramas de escala predefinidos, mas eles podem ser altamente personalizados para se adaptar a praticamente qualquer situação.
Aplicações educacionais
LilyPond é perfeitamente adequado para fins educacionais também. Aqui está um exemplo de um simples exercício de contraponto.
Projetos grandes
LilyPond é excelente para projetos grandes como óperas ou obras para orquestra sinfônica completa também. Além disso, a entrada baseada em texto fornece maior acessibilidade – este exemplo foi contribuído por Hu Haipeng, um compositor cego.
Saída personalizada
Um trecho curto do Klavierstück II de Stockhausen para demonstrar a capacidade de LilyPond de fornecer saída personalizada.
Gráficos de Schenker
A saída padrão pode ser modificada profundamente. Aqui está uma análise Schenkeriana impressionante, criada por Kris Schaffer, para um artigo no Linux Journal. As cores foram adicionadas para melhor visibilidade.
Para onde agora?
Ainda não está convencido? LilyPond é software livre, concedendo-lhe Liberdade. Se você já tiver se decidido por usar o LilyPond, leia primeiro nossa Entrada de texto.
Liberdade
Software livre
GNU LilyPond é escrito e mantido por uma comunidade de entusiastas. Ele é publicado sob a licença Licença Pública Geral GNU e Licença de Documentação Livre GNU, dando a todos a liberdade de corrigir, modificar e estender o programa. A criação de belas músicas não deveria exigir centenas de dólares de software!
Quais são os benefícios para os usuários?
- Sem custo: baixe e experimente! O que você tem a perder?
- Compartilhamento: se você gosta do programa, dê uma cópia para seus amigos, professores, alunos e colegas!
- Código-fonte disponível: se você está curioso sobre como o LilyPond cria alguma notação, você pode ver exatamente como isso é feito.
-
Extensível: você pode adicionar recursos, corrigir erros e alterar
a funcionalidade. Se você não é um programador, pode contratar
alguém para realizar essas tarefas.
Isso pode não parecer atraente para músicos casuais, mas a capacidade de estender software pode ser altamente valiosa para compositores, empresas e acadêmicos sérios.
- Segurança contra o futuro: se uma empresa comercial for à falência, o que acontece com todas as músicas eletrônicas que dependem de seus produtos? Isso não é uma preocupação com o LilyPond; mesmo que toda a equipe de desenvolvimento abandone (o que é extremamente improvável), o programa ainda estará disponível legalmente para cópia, modificação e distribuição.
Por que os desenvolvedores do LilyPond “doam” seu trabalho livremente?
A maioria de nós vê o desenvolvimento de LilyPond como hobby ou trabalho voluntário. Então, essa pergunta está realmente perguntando “por que as pessoas se voluntariam”?
- Diversão: trabalhar para atingir um objetivo pode ser divertido, especialmente quando você trabalha em equipe!
- Objetivos compartilhados: todos queremos belas partituras, mas poucas pessoas têm a experiência (e ninguém tem tempo!) para criar um programa que possa lidar com todas as situações. Trabalhando em conjunto – uma pessoa melhora o código de barra de ligação automática, outra pessoa melhora a forma de legatos e uma terceira pessoa escreve a documentação que explica como usar esses recursos – podemos atingir nossa meta com apenas uma fração do esforço individual.
- “Cultura de presente”: o movimento de Software Livre criou muitos grandes projetos de software, como GNU/Linux, Mozilla Firefox e Battle for Wesnoth. Tendo se beneficiado desses projetos, alguns desenvolvedores querem “devolver” para a comunidade.
- Experiência de trabalho: contribuir para projetos de software livre é uma ótima maneira de praticar programação, redação de documentação, tradução de documentação ou design. Essa experiência ajudou alguns desenvolvedores a obter ofertas de emprego ou bolsas de estudo.
Para onde agora?
Ainda não está convencido? Leia nosso extenso ensaio sobre nossa filosofia de gravação em Plano de fundo. Se você já tiver se decidido por usar o LilyPond, leia primeiro nossa Entrada de texto.
Plano de fundo
Ensaio de plano de fundo
Temos um extenso ensaio descrevendo a estética computacional: a arte de criar beleza com um computador.
Esta é uma leitura interessante se você estiver interessado em uma discussão aprofundada de nossas ideias fundamentais. Devido ao seu volume, o ensaio está disponível como um “manual”. Se você quiser lê-lo agora, siga para Ensaio. No entanto, se você quiser apenas uma rápida introdução ao LilyPond, você poderá ignorá-lo por enquanto.
Para onde agora?
Ainda não está convencido? Leia sobre algumas das Análises e partituras de nossos usuários. Se você já tiver se decidido por usar o LilyPond, leia primeiro nossa Entrada de texto.
Produções
Produções usando o LilyPond
Aqui você pode ler sobre pessoas que realmente usam o LilyPond em suas produções, seja para performances de sua música ou como partituras publicadas.
Concertos
As gravuras do LilyPond foram usadas para apresentações em todo o mundo. Alguns destaques:
-
Aurelien Bello fez o arranjo de uma
versão do Der Rosenkavalier de Richard Strauss para quatro cantores
e uma orquestra de câmara de treze músicos. Este foi encomendado pela
Orquestra Filarmônica de Berlim, cujos membros se apresentarão como artistas em
2 e 6 de abril
no Festspielhaus, em Baden-Baden, e em
26 de abril
em Philharmonie (großer Saal), Berlim. Temos o prazer de ver
músicos de tal reputação se apresentando com as partituras do LilyPond
– e eles estão supostamente muito felizes com elas.
Aurélien também reorquestrou Der Ring des Nibelungen de Richard Wagner para uma versão de 100 minutos para crianças. Escrito para uma orquestra sinfônica padrão, mas com um elenco reduzido de cantores, foi apresentado pela Orquestra Sinfônica da Rádio de Berlim em abril de 2014 no Atze Musiktheater, Berlim. O maestro foi Heiko Matthias Förster.
- Joe Smeets criou partituras para o livro infantil Zing Mee (Sing along) por Annie M.G. publicado por Querido – ISBN 9789045106205; partituras de ensaio de coral para a tradução holandesa de Saint Nicolas de Benjamin Britten, apresentada por Muziektheater Hollands Diep em 2011; www.muziektheaterhollandsdiep.nl. Ele também trabalhou na partitura e partes de um arranjo de Boris Godunov de Mussorgsky para quarteto de sopro, piano e percussão que foi realizado em 2014, novamente por Muziektheater Hollands Diep.
- Uma edição crítica de Enea nel Lazio (1760) de Tommaso Traetta, série de ópera com libreto de Vittorio Amedeo Cigna-Santi, em quatro partes: Part um Part dois Part três Part quatro criada por Luca Rossetto Casel por sua tese de Ph.D.
- O Quadros de uma Exposição de Mussorgsky, foi reorquestrado e conduzido por Aurelien Bello com o Junge Philharmonie Brandenburg em outubro de 2011 e abril de 2012.
- Kieren MacMillan, compositor e diretor musical. Seus muitos trabalhos recentes incluem; Go Thy Way, realizado pelos Artistas Coral de Salt Lake em março de 2012; O Suite Just Out of Reach realizado pelo Chrysalis Duo; thrafsmata realizado em julho de 2011 pelo Pittsburgh New Music Ensemble.
- Anonymous Student Compliment ou Complaint, por Mike Solomon, vencedor de entre 172 inscrições de 22 países da Concurso de Composição da Costa Oeste de 2011. Outros trabalhos incluem, Norman (1 ano de idade) para solo de clarinete, realizado no Festival de Música Eletroacústica (FEMF) do Universidade da Flórida, outubro de 2010.
- Uma edição moderna do Serenata Erminia de Alessandro Scarlatti, editada por Thomas Griffin, Musicologista (Roma, Itália). Realizada em 22 de outubro de 2010 na Galeria do Palazzo Zevallos Stigliano, Nápoles, Itália. Alessandro Scarlatti 2010, em comemoração ao 350º aniversário do compositor.
- A performance de Mercury Baroque da Armide de Lully, de 15 a 16 de maio de 2009, em Houston, Texas (gravura de Nicolas Sceaux).
- Trechos instrumentais do Hippolyte et Aricie de Rameau na Igreja St. James em Manhattan, 8 de maio de 2009, por Frederick Renz e seu conjunto Early Music New York (gravura de Nicolas Sceaux).
- Affaire étrangère, uma ópera de Valentin Villenave para um libreto francês de Lewis Trondheim, estreou em 1º de fevereiro de 2009 em L’Opéra National de Montpellier, França.
Partitura publicada
- Mutopia Project, mais de 1500 peças de partituras clássicas para download gratuito e a principal vitrine das partituras de LilyPond.
- Etude, “partituras em esteroides” é um aplicativo para iPhone que exibe música de piano gravada com LilyPond, incluindo muitas peças da Mutopia. O aplicativo inclui um teclado de piano virtual que mostra quais teclas pressionar para ajudar os iniciantes a aprender a ler partituras.
- Adoro Music Publishing, partituras de alta qualidade de música sacra, disponíveis para download imediato ou em formato de papel tradicional.
- The Shady Lane Publishing, uma “micro editora musical” cujo objetivo é promover uma nova forma de economia musical mais próxima dos músicos e amantes da música.
Se você está ciente de qualquer outro concertos ou partituras que possa ser listado aqui, por favor nos avise escrevendo uma mensagem para a lista de discussão bug-lilypond. Se você ainda não está inscrito, pode fazê-lo na página de info da lista.
Para onde agora?
Ainda não está convencido? Leia sobre algumas das Análises. Se você já tiver se decidido por usar o LilyPond, leia primeiro nossa Entrada de texto.
Análises
Artigos publicados
-
Abril de 2011
A Linux Magazine publica um artigo intitulado Projects on the Move ("Projetos em Movimento"). É um artigo introdutório sobre o MuseScore, LilyPond e Chordii. A autora Carla Schroder afirma que “LilyPond é conduzido a partir da linha de comando, mas não deixe a falta de uma interface gráfica lhe assustar; o LilyPond é fácil de usar e fácil de aprender”, e fornece um exemplo prático.
-
Maio de 2010
Peter Kirn, no site Create Digital Music, publica uma análise do LilyPond. Ele tem uma visão equilibrada sobre o uso, elogia a notação de alta qualidade de LilyPond e sugere experimentá-la.
-
Setembro de 2009
A revista alemã LinuxUser escreve um artigo sobre o LilyPond.
-
Agosto de 2009
Ann Drinan, no site Polyphonic.org, apresenta comentários de dois bibliotecários de orquestra que falam sobre o uso de software para manter suas bibliotecas.
-
Junho de 2009
Em um artigo publicado na revista anual da Associação de Pais do Conservatório Nacional, francesa, o compositor francês e colaborador do LilyPond, Valentin Villenave, explica como as licenças livres, e especificamente as partituras gravadas com LilyPond, são fundamentais para tornar a música escrita acessível a todos.
-
Fevereiro de 2008
Em artigos em seu site pessoal, Andrew Hawryluk compara Finale e LilyPond em termos gerais e avalia detalhadamente os recursos de gravação de ambos os softwares. O segundo artigo é uma análise instrutiva de problemas de gravação no Piano Prelude Nº 6 de Rachmaninoff, incluindo comparações com uma edição de referência gravada à mão.
-
Junho de 2006
DistroWatch premia LilyPond e escreve “Senhoras e senhores, temos o prazer de anunciar que, com base nos pedidos dos leitores, a doação DistroWatch de maio de 2006 foi concedida a LilyPond (€190.00) e Lua (US$250.00).”
-
Dezembro de 2005
O Linux Journal publica um artigo intitulado Make Stunning Schenker Graphs com GNU LilyPond ("Faça impressionantes gráficos de Schenker com o GNU LilyPond"). É um artigo detalhado, mas prático, com gráficos nítidos da LilyPond. O autor Kris Shaffer comenta “GNU LilyPond gera belos gráficos que fazem as alternativas comerciais parecerem de segunda categoria”.
-
20 de agosto de 2005
O jornal belga De Standaard investiga o que impulsiona os autores de Software Livre em um artigo intitulado Delen van KENNIS zonder WINSTBEJAG (Compartilhamento sem fins lucrativos de conhecimento) em seu ‘DS2 bijlage’. LilyPond é usado como exemplo e o artigo é intercalado com citações de uma entrevista por e-mail com Jan Nieuwenhuizen. Isso marca a primeira aparição de LilyPond na imprensa impressa convencional.
-
Junho de 2005
Um artigo francês sobre o lançamento do LilyPond 2.6 apareceu em linuxfr.org.
-
Outubro de 2004
Os editores da Computer!Totaal, uma revista de computador holandesa, descreve o LilyPond na edição de outubro de 2004 como: “Software maravilhoso (de código aberto) livre […] A partitura produzida por LilyPond é excepcionalmente bonita […] um sistema muito poderoso que pode fazer quase tudo.”
-
Julho, Agosto de 2004
Dave Phillips escreveu um artigo introdutório para Linux Journal: Na ponta do som: LilyPond, partes um e dois.
-
Março de 2004
Chris Cannam entrevistou Han-Wen Nienhuys e Jan Nieuwenhuizen em linuxmusician.com (site original extinto). Essa entrevista também foi analisada em uma slashdot story.
-
Fevereiro de 2004
A cantora de jazz Gail Selkirk escreve sobre mergulhar no LilyPond. “… você pode fazer partituras principais ou partes orquestrais completas, e os resultados podem ser impressionantes.” Computer Music Special, edição CMS06.
Testemunhos de usuários

Carter Brey, Principal violoncelista, Orquestra Filarmônica de Nova Iorque
“… Eu escrevi algumas partes do bis para o violoncelo solo que eu imprimi com o LilyPond e que eu vou submeter à Schirmer para publicação. Aposto que a versão gravada deles não pareceria nem um pouco mais afiada que a minha!”

Orm Finnendahl, professor de Composição, Universidade de Música e Artes Cênicas Frankfurt
“Embora eu não conheça [o LilyPond] muito bem ainda, eu estou *muito impressionado. Eu usei o programa para inserir um moteto de Josquin Desprez na notação mensural e não há dúvidas de que o lilypond supera todos os outros programas de notação com relação à velocidade, facilidade de uso e visual!”

Darius Blasband, compositor (Bruxelas, Bélgica)
“[..após o primeiro ensaio da orquestra,] recebi inúmeros elogios sobre a qualidade das partituras. Ainda mais importante, enquanto a LilyPond fornece inúmeros meios para melhorar a aparência de suas partituras, o que a orquestra obteve de mim é basicamente a saída bruta e intocada.”
Kieren MacMillan, compositor (Toronto, Canadá)
“obrigado e elogios para a equipe de desenvolvimento por seu trabalho incrível. Eu nunca vi nada que se aproximasse da saída que recebi da LilyPond – estou totalmente confiante de que minhas necessidades de publicação musical serão atendidas além das minhas expectativas usando esse ótimo aplicativo. […] basicamente a saída de LilyPond não ajustada […] possui melhor aparência que as publicações mais recentes de publicações ‘professionais’ com as quais eu comparei (q.v. praticamente qualquer resultado da Warner Bros., e até mesmo muitos das mais recentes por ‘editoras antigas’). […]” “Bata isso, Finale/Sibelius/Igor/que seja!!!”
Chris Cannam, programador principal do projeto RoseGarden
“LilyPond é obviamente um super gorila [de ótima composição de músicas].”
Chris Snyder, Adoro Music Publishing
“A forma como a música é inserida para LilyPond faz com que eu pense de uma maneira mais musical – houve momentos em que eu fiquei perplexo a respeito de como dizer a Lily para gravar algo, apenas para perceber que mesmo se eu fizesse isso exatamente como o compositor queria, a música seria confusa para ler. O LilyPond torna muito mais fácil para mim trabalhar no meu editor duplo + função de gravador.”
“Eu tenho usado o LilyPond exclusivamente para o meu novo negócio de publicação de música. Praticamente sem exceção, todo compositor se impressionou com a qualidade da gravura quando apresentada com as provas de sua música prestes a ser publicada. Eu mereço um pouco do crédito por isso – eu gasto muito tempo aprimorando a saída, especialmente ligaduras (principalmente em acordes) –, mas LilyPond me dá um excelente ponto de partida, uma interface muito intuitiva e a capacidade de modificar absolutamente qualquer coisa se assim eu quiser alocar o tempo. Estou convencido de que nenhum produto comercial pode chegar perto.”
David Bobroff, Trombone baixo, Orquestra Sinfônica da Islândia
“Eu acho que o LilyPond é ótimo […] Quanto mais eu aprendo sobre o LilyPond, mais eu gosto!”
Vaylor Trucks, Guitarrista (Sim, parente de)
“Estou superimpressionado com o LilyPond […]”
“ESSE É O MELHOR PROGRAMA DE TODOS!!!”
“MUITO obrigado a todos vocês por seu trabalho árduo e dedicação!”
Nicolas Sceaux, contribuidor do Mutopia
“Eu tinha uma espécie de relacionamento de ódio e paixão com isso. Paixão porque a primeira nota que eu vi foi tão incrível! A descrição de LilyPond repousa sobre sua beleza, é muito modesta! […] como LilyPond está ficando cada vez melhor, e à medida que observo mais de perto como as coisas são feitas no esquema, tenho menos e menos frustrações. Enfim, o que quero dizer é: obrigado por fornecer LilyPond, é muito bom.”
Werner Lemberg, Maestro no Teatro de Coblença, Alemanha, e distinto GNU Hacker
“De qualquer forma, o LilyPond faz um trabalho impressionantemente bom!”
Paul Davis, desenvolvedor de JACK e Ardour
“Eu acho que [LilyPond é] um programa incrível, e produz uma saída maravilhosa. Quando li uma entrevista sobre isso no ano passado, fiquei entusiasmado com vários amigos meus sobre o seu potencial.”
Dr. Mika Kuuskankare, pesquisador na Academia Sibelius na Finlândia, compositor e autor de Expressive Notation Package (ENP)
“Tenho o mais profundo respeito para com a LilyPond e com seus criadores e mantenedores, pois sei por experiência própria como esse tipo de software pode ser difícil.”
David Cameron, Músico, typesetter profissional e usuário SCORE a muito tempo
“Meus sinceros agradecimentos a todos que contribuem para este projeto. Eu era um grande usuário de SCORE para grandes editoras nos anos 90, mas eu sinto que a LilyPond finalmente torna possível para mim obter exatamente o que eu quero na página, especialmente quando não é uma prática "padrão".”
Se você está ciente de qualquer outro novos artigos ou testemunhos que possa ser listado aqui, por favor nos avise escrevendo uma mensagem para a lista de discussão bug-lilypond. Se você ainda não está inscrito, pode fazê-lo na página de info da lista.
Entrada de texto
“Compilando” música
LilyPond é um sistema compilado: é executado em um arquivo de texto descrevendo a música. A saída resultante é visualizada na tela ou impressa. De certa forma, o LilyPond é mais semelhante a uma linguagem de programação do que o software de edição de partituras gráficas.
Você não escreve músicas arrastando notas de uma barra de ferramentas gráfica e colocando-as em uma partitura de atualização dinâmica; você escreve música digitando texto. Este texto é interpretado (ou “compilado”) pelo LilyPond, que produz partituras lindamente gravadas.
As pessoas acostumadas a interfaces gráficas podem precisar aprender uma nova maneira de trabalhar, mas os resultados definitivamente valem a pena!
Nota: Apresentamos uma rápida visão geral da nossa entrada de texto – não é tão complicado quanto parece! Não se preocupe em entender todos os detalhes nesses exemplos; nossa documentação para iniciantes abrange tudo em um ritmo muito mais gradual.
É tão simples quanto A B C
As notas são codificadas com letras e números. Comandos especiais são inseridos com barras invertidas.


As alterações são feitas com nomes diferentes: adicione -is
para sustenido e -es
para bemol (nomes de notas holandesas,
outros idiomas estão disponíveis). LilyPond descobre onde colocar os
acidentes.


Música popular
Coloque acordes e letras juntos para obter uma partitura principal:


Partes orquestrais
O arquivo de entrada contém as notas da peça musical. Partituras e partes podem ser feitas a partir de um único arquivo de entrada, de modo que a alteração de uma nota sempre afeta a pontuação e as partes. Para poder incluir a mesma música em vários lugares, a música é atribuída a uma “variável” (um nome).

Esta variável é então usada em uma única parte (aqui transposta, com restos condensados abrangendo várias medidas):


A mesma variável é usada na partitura completa (aqui na altura de concerto):


Documentação para iniciante
Sabemos que muitos usuários acham essa maneira de inserir músicas um pouco estranha. Por esse motivo, escrevemos uma extensa documentação para ajudar novos usuários, começando com o Aprendizagem. O Manual de Aprendizagem é o melhor lugar para começar, já que muitas perguntas são respondidas antes de aparecerem!
Ocasionalmente, novos usuários ficam desnecessariamente confusos por alguns aspectos do comportamento de LilyPond. Por favor, leia este manual antes de duvidar se o LilyPond está funcionando corretamente.
Informações mais detalhadas estão disponíveis em Manuais.
Ben Lemon, um usuário do LilyPond, criou uma série de tutoriais em vídeo em seu blog e que se destina a novos usuários.
Ambientes de edição facilitada
O LilyPond está principalmente preocupado em produzir partituras gravadas de alta qualidade; criar uma interface gráfica do usuário (GUI) nos distrairia dessa meta. No entanto, existem outros projetos destinados a facilitar a criação de arquivos de entrada do LilyPond.
Alguns ambientes de edição incluem realce de sintaxe, conclusão automática de comandos e modelos pré-fabricados. Outros programas realmente fornecem uma interface gráfica que permite a manipulação direta de uma pontuação gráfica. Para mais informações, consulte Edição facilitada.
Para onde agora?
Você está agora pronto para baixar o LilyPond. Ainda não está convencido? Leia sobre Edição facilitada.
Edição facilitada
Aplicativos front-end
Frescobaldi



Frescobaldi é um editor de texto e música leve, mas poderoso, com muitos recursos adicionados e aprimorados especialmente para LilyPond. Os principais recursos incluem links de apontar e clicar entre as visualizações de código e música, assistentes de partituras detalhadas, navegador embutido de documentação do LilyPond, realce de sintaxe e conclusão automática. Frescobaldi é escrito em Python, com PyQt4 para sua interface de usuário, e vai funcionar em todos os principais sistemas operacionais (GNU/Linux, Mac OS X e Windows).
Denemo



Denemo é um editor gráfico que gera código-fonte LilyPond e também permite a reprodução de áudio. Ele permite que os usuários visualizem o código-fonte LilyPond em paralelo à visualização gráfica. Ajustes adicionais de LilyPond podem ser anexados a notas, acordes, etc. e são armazenados com o arquivo Denemo, para que os usuários possam continuar a editar graficamente.
Mover o cursor no texto do LilyPond move o cursor na visualização gráfica, e quaisquer erros de sintaxe nos ajustes do LilyPond são destacados na exibição de texto quando impressos a partir daí.
Editores baseados em navegador
LilyBin
Um editor LilyPond baseado na web onde você pode definir suas partituras diretamente online sem precisar instalar o LilyPond.
Plug-ins de IDE
Elysium




https://github.com/thSoft/elysium
Um ambiente completo para edição de partituras com o LilyPond no Eclipse, oferecendo um rico kit de ferramentas para gerenciar convenientemente o LilyPond.
Editores de texto




Emacs
https://www.gnu.org/software/emacs/ O Emacs é um editor de texto com recursos sensíveis à linguagem para muitas linguagens de computador diferentes. O Emacs é um editor altamente extensível e pode ser usado como um Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE). Existe um ‘lilypond mode’ que fornece as definições de idioma para trabalhar com os arquivos fonte do LilyPond. Um desenvolvedor escreveu lyqi, um modo principal do Emacs.
Se você ainda não está familiarizado com o Emacs, você provavelmente preferirá usar um editor diferente para escrever os arquivos de entrada do LilyPond.
Mais informações sobre configuração do Emacs podem ser localizadas em suporte a editor de texto.
Vim
https://www.vim.org
O Vim é um editor de texto mínimo e é uma extensão do editor
Unix vi
mais antigo. Também é extensível e configurável.
Se você ainda não estiver familiarizado com o Vi, provavelmente preferirá usar um editor diferente para escrever os arquivos de entrada do LilyPond.
Mais informações sobre configuração do Vim podem ser localizadas em suporte a editor de texto.

TeXShop
https://pages.uoregon.edu/koch/texshop/
O editor TeXShop para MacOS X pode ser estendido para
executar o LilyPond, lilypond-book
e convert-ly
de dentro do editor, usando as extensões disponíveis em:
http://users.dimi.uniud.it/~nicola.vitacolonna/home/content/lilypond-scripts
Outros programas que podem exportar o código de LilyPond
Editores de mídia, tablatura e MIDI:
-
O bwwtolily tenta
converter um arquivo
.bww
ou.bmw
para LilyPond. Embora nem todos os enfeites possam ser convertidos corretamente (isso é especialmente verdadeiro com o piobaireachd), o programa os listará. - O Canorus, um editor de partituras, também pode exportar para o LilyPond, mas ainda é um software beta. Testadores são bem-vindos, no entanto.
- O Enc2ly é um programa para GNU/Linux que converte uma partitura de música Encore em uma de LilyPond.
- O go-enc2ly é uma ferramenta Go que converte arquivos Encore para LilyPond. Foi criado usando a pesquisa e engenharia reversa de Felipe Castro, ajustando arquivos .enc existentes e carregando-os usando a versão 4.55 demo.
- O NtEd, um editor de partituras baseado na biblioteca Cairo, tem um suporte experimental para exportação para LilyPond.
- O NW2LY é um programa C# que converte uma música do compositor NoteWorthy em LilyPond.
- O Ripple é um programa que ajuda a criar partituras e partes, incluindo um modo de mixar diferentes obras musicais em uma única partitura ou partitura.
- Rosegarden, um sequenciador de áudio e MIDI, que também tem um editor de partituras para edição de uma pessoa.
Geradores de código algorítmico
- Abjad, uma API do Python para controle de partitura formalizado, projetada para ajudar os compositores a criarem partes complexas da notação LilyPond de forma iterativa e incremental.
- O FOMUS, (FOrmat MUSic) é uma ferramenta de notação musical para compositores de música de computador. Está escrito na linguagem de programação Lisp e foi testado em vários interpretadores. Um porte para C++ também está disponível.
- Strasheela, um ambiente construído sobre The Mozart Programming System.
Outros programas não estão mais sendo ativamente desenvolvidos
- LilyPondTool foi criado como um plug-in para o editor de texto jEdit.
- LilyKDE foi substituído por Frescobaldi e exite como LilyKDE3 para KDE 3.5 e lilypond-KDE4 para KDE 4.1 somente.
- LilyComp é um programa de entrada de notas gráficas, agindo como um teclado numérico que produz notas de LilyPond.
- MuseScore, um editor de partituras. A exportação de LilyPond foi descartada na versão 2.0, mas as versões anteriores ainda estão disponíveis para download no Sourceforge.
- NoteEdit, que importou MusicXML, foi bifurcado em NtEd e Canorus.
- OOoLilyPond, uma extensão do OpenOffice.org que converte arquivos LilyPond em imagens nos documentos do OpenOffice.org. Embora isso não esteja mais sendo desenvolvido, parece ainda funcionar com a versão 4.
- Rumor, um conversor monofônico em tempo real de MIDI para LilyPond.
- tunefl Escreva suas mini-partituras diretamente online sem precisar instalar o LilyPond localmente. Ele permite testar todos os recursos do programa usando uma interface web conveniente.
- O TuxGuitar, um editor e reprodutor de tablatura multi-trilha, inclui um visualizador de partitura e pode exportar para LilyPond.
Para onde agora?
Você agora está pronto para baixar o LilyPond.
Ainda não está convencido? Muitos compositores, músicos e maestros aprenderam a escrever música em nosso formato de entrada. Usuários experientes relatam que podem inserir uma partitura completa no LilyPond mais rápido do que com um teclado de piano ou mouse+GUI! Talvez você queira analisar os Recursos, os Exemplos ou a Liberdade que o LilyPond fornece ou ler sobre as Produções e as Análises dos usuários. Além disso, nossa abordagem da estética computacional da gravação clássica é explicada em nosso Plano de fundo.
Juridiquês
Todos os logotipos e imagens de produtos estão sob de direitos autorais e marca registrada.
Tux, o pinguim Linux, foi criado por lewing@isc.tamu.edu com o Programa de Manipulação de Imagem GNU (GIMP).
A logo do FreeBSD é uma marca registrada da Fundação FreeBSD.
A imagem “X” não é uma marca registrada. Ela foi criada por Nihonjoe e CyberSkull, e colocada sob a Licença de Documentação Livre GNU versão 1.2 ou posterior. Nós encontramos a imagem nesta página da Wikimedia Commons.
A “image de quatro retângulos coloridos” não é uma marca registrada. Ela foi criada por Rohitbd e colocada sob a Licença de Documentação Livre GNU versão 1.2. Nós encontramos a imagem nessa página da Wikimedia Commons.
Download
Downloads para LilyPond 2.23.9
Nota: Links para a versão estável do LilyPond podem ser encontradas em lilypond.org
Nota: LilyPond é um software gravador de músicas baseado em texto; é mais semelhante a uma linguagem de programação do que um programa de edição de partituras gráficas. Antes de baixar o LilyPond, por favor leia sobre a nossa Entrada de texto.
Para desenvolvedores
- Código-fonte: para empacotadores
- Downloads antigos: versões antigas
- Desenvolvimento: versão instável mais recente
Juridiquês
Todos os logotipos e imagens de produtos estão sob de direitos autorais e marca registrada.
Tux, o pinguim Linux, foi criado por lewing@isc.tamu.edu com o Programa de Manipulação de Imagem GNU (GIMP).
A logo do FreeBSD é uma marca registrada da Fundação FreeBSD.
A imagem “X” não é uma marca registrada. Ela foi criada por Nihonjoe e CyberSkull, e colocada sob a Licença de Documentação Livre GNU versão 1.2 ou posterior. Nós encontramos a imagem nesta página da Wikimedia Commons.
A “image de quatro retângulos coloridos” não é uma marca registrada. Ela foi criada por Rohitbd e colocada sob a Licença de Documentação Livre GNU versão 1.2. Nós encontramos a imagem nessa página da Wikimedia Commons.
Unix
Nota: LilyPond é um software gravador de músicas baseado em texto; é mais semelhante a uma linguagem de programação do que um programa de edição de partituras gráficas. Antes de baixar o LilyPond, por favor leia sobre a nossa Entrada de texto.
Pacotes genéricos ou pacotes específicos para distribuição?
Muitas distribuições incluem o LilyPond dentro de seus repositórios de pacotes normais que frequentemente são significativamente mais antigos que a versão estável atual. Enquanto esses pacotes mais antigos podem ser mais fáceis de instalar, nós recomendamos fortemente que você use nossos pacotes genéricos. Neste caso, verifique se o seu editor LilyPond está usando a versão correta. Veja Edição facilitada.
Pacotes genéricos
Download
-
GNU/Linux x86: LilyPond 2.22.2-1 Sistemas 32 bits.
-
GNU/Linux 64: LilyPond 2.22.2-1 Sistemas 64 bits.
Instalar
No shell, digite:
cd CAMINHO-PARA-DIRETÓRIO-DE-DOWNLOAD sh lilypond-2.22.2-TIPO-OS.sh
Desinstalar
No shell, digite:
uninstall-lilypond
Ajuda
No shell, digite:
sh lilypond-2.22.2-TIPO-OS.sh --help
Compilando um arquivo
Nota: These instructions assume that you are familiar with working on the command line. If you are using any of the programs described in Edição facilitada, consult the documentation for those programs should you have any problems.
Step 1. Create your ‘.ly’ file
Create a text file called ‘test.ly’ with the following contents.
\version "2.22.2" { c' e' g' e' }
Step 2. Compile (on the command line)
To process ‘test.ly’, type the following at the command prompt.
lilypond test.ly
You will see something resembling:
GNU LilyPond 2.22.2 Processing `test.ly' Parsing... Interpreting music... Preprocessing graphical objects... Finding the ideal number of pages... Fitting music on 1 page... Drawing systems... Converting to `test.pdf'... Success: compilation successfully completed
Step 3. View output
You may view or print the resulting ‘test.pdf’ file.
Juridiquês
Todos os logotipos e imagens de produtos estão sob de direitos autorais e marca registrada.
Tux, o pinguim Linux, foi criado por lewing@isc.tamu.edu com o Programa de Manipulação de Imagem GNU (GIMP).
A logo do FreeBSD é uma marca registrada da Fundação FreeBSD.
MacOS X
Nota: LilyPond é um software gravador de músicas baseado em texto; é mais semelhante a uma linguagem de programação do que um programa de edição de partituras gráficas. Antes de baixar o LilyPond, por favor leia sobre a nossa Entrada de texto.
Pacotes
Download
-
Mac OS X x86 32-bit: LilyPond 2.22.2-1 Para MacOS X 10.4 ou mais novo, rodando em CPUs Intel (no caso de dúvida, use esse).
Instalar
Clique duplo no arquivo baixado e arraste-o para onde você quiser.
Desinstalar
Exclua a pasta LilyPond.app.
Executando na linha de comando
Nota: Se você estiver satisfeito com as instruções da GUI abaixo, ignore estas instruções.
MacOS X na linha de comando
A maneira mais conveniente de executar scripts lilypond é configurando os scripts “auxiliares” de sua preferência.
-
Crie um diretório para armazenar esses scripts,
mkdir -p ~/bin cd ~/bin
-
Crie um arquivo chamado
lilypond
que contém#!/bin/bash exec DIR/LilyPond.app/Contents/Resources/bin/lilypond "$@"
Nota: DIR geralmente será
/Applications/
-
Crie arquivos similares
lilypond-book
,convert-ly
e quaisquer outros scripts que você quiser usar, substituindo obin/lilypond
porbin/convert-ly
(ou outro nome de programa). -
Torne o arquivo executável,
chmod u+x lilypond
-
Agora, adicione esse diretório ao seu “path”. Modifique
(ou crie) um arquivo chamado
.profile
em seu diretório home de forma que ele contenhaexport PATH=$PATH:~/bin
Esse arquivo deve terminar com uma linha em branco.
Invocando scripts individuais
Os scripts – tais como lilypond-book
, convert-ly
,
abc2ly
e até mesmo lilypond
em si – estão incluídos
no arquivo .app
para MacOS X.
Scripts também podem ser executados da linha de comando invocando-os diretamente:
path/to/LilyPond.app/Contents/Resources/bin/lilypond
O mesmo é verdadeiro para todos outros scripts naquele diretório,
tal como lilypond-book
e convert-ly
.
Compilando um arquivo
Nota: These instructions assume that you are using the LilyPond application. If you are using any of the programs described in Edição facilitada, consult the documentation for those programs should you have any problems.
Step 1. Create your ‘.ly’ file
Double-click on LilyPond.app
and an example file will
open.

From the menus along the top left of your screen, select
File > Save
.

Choose a name for your file, for example ‘test.ly’.

Step 2. Compile (with LilyPad)
From the same menus, select
Compile > Typeset
.

A new window will open showing a progress log of the compilation of the file you have just saved.

Step 3. View output
Once the compilation has finished, a PDF file is created with the same name as the original file; it gets automatically opened in the default PDF viewer and displayed on your screen.

Other commands
To create new files for LilyPond, begin by selecting
File > New

or File > Open
to open and edit existing files you have
saved previously.

You must save any new edits you make to your file before you
Compile > Typeset
and if the PDF file is not displayed
check the window with the progress log for any errors.
If you are not using the default Preview PDF viewer that comes with the Mac Operating system and you have the PDF file generated from a previous compilation open, then any further compilations may fail to generate an updated PDF until you close the original PDF file.
Juridiquês
Todos os logotipos e imagens de produtos estão sob de direitos autorais e marca registrada.
A imagem “X” não é uma marca registrada. Ela foi criada por Nihonjoe e CyberSkull, e colocada sob a Licença de Documentação Livre GNU versão 1.2 ou posterior. Nós encontramos a imagem nesta página da Wikimedia Commons.
Windows
Nota: LilyPond é um software gravador de músicas baseado em texto; é mais semelhante a uma linguagem de programação do que um programa de edição de partituras gráficas. Antes de baixar o LilyPond, por favor leia sobre a nossa Entrada de texto.
Pacotes
Download
-
Windows: LilyPond 2.22.2-1 Para Windows 2000, XP, Vista, Windows 7 e 8.
Instalar
- Localize o arquivo baixado e clique duas vezes nele para iniciar o instalador. Siga as instruções dadas pelo instalador; Recomendamos que você deixe todas as opções de instalação marcadas e use o local de instalação padrão. Clique no botão ‘Finish’ quando o instalador estiver concluído. O LilyPond está agora instalado.
Desinstalar
Para desinstalar o LilyPond siga uma das instruções abaixo:
- Localize a pasta LilyPond no menu ‘Iniciar’ e clique no ícone ‘Desinstalar’. Clique no botão ‘Finish’ quando o desinstalador estiver concluído.
- Ou no Painel de Controle, localize e selecione LilyPond e, em seguida, escolha a opção para desinstalar/remover o software. Clique no botão ‘Finish’ quando o desinstalador estiver concluído.
Executando na linha de comando
Nota: Se você estiver satisfeito com as instruções da GUI abaixo, ignore estas instruções.
Windows na linha de comando
A maneira mais conveniente de executar o LilyPond é adicionando a pasta que contém arquivos executáveis da LilyPond para a variável de ambiente “Path”.
- Abra seu “Sistema” no Painel de Controle, selecione a guia Avançado e clique no botão Variáveis de Ambiente.
-
Selecione a Variável “Path” da lista de variáveis de Ambiente e
clique no botão Editar.
Você será apresentado a uma janela intitulada
“Editar Variável de Sistema”; anexe ao “Valor da variável” o
nome da pasta que contém os arquivos executáveis da LilyPond, como
este:
[caminhos predefinidos];DIR\LilyPond\usr\bin
Nota: DIR geralmente será
C:Program Files (x86)
para sistemas 64 bits ouC:Program Files
para sistemas 32 bits.e clique no botão “OK” para fechar a janela.
Invocando arquivos executáveis individuais
Arquivos executáveis do LilyPond – tal como lilypond, lilypond-book, convert-ly e por aí vai – podem ser executados da linha de comando invocando-as:
lilypond test.ly
Compilando um arquivo
Nota: These instructions assume that you are using the built-in LilyPad editor. If you are using any of the programs described in Edição facilitada, consult the documentation for those programs should you have any problems.
Step 1. Create your ‘.ly’ file
Double-click on the LilyPond icon on your desktop and an example file will open.

From the menus that appear along the top of the example file,
select File > Save as
. Do not use the File >
Save
for the example file as this does not work until you have
given it a valid LilyPond file name.

Choose a name for your file, for example ‘test.ly’.

Step 2. Compile
To turn your LilyPond file into a music score, you need to compile it. This can be done in a number of ways – using drag and drop, with right-click, double-clicking, or using the command line. We now look at the first three options to start with; the fourth option is introduced later on.
1. Drag and drop the file directly onto the LilyPond icon on the desktop.

Not much will seem to happen, but after a short while, you should see two new files on your desktop – ‘test.log’ and ‘test.pdf’.
2. Right-click on the file, and from the pop-up context menu
select Generate PDF
.

3. Simply double-click on the file ‘test.ly’.
Step 3. View output
‘test.pdf’ contains the engraved ‘test.ly’ file. Double-click on it and it should open in your PDF viewer:

Other commands
To create a new file, begin by selecting File > New
from within any previously created file or select File >
Open
to open and edit any files you have saved before. You can
also edit a file by right-clicking on it and selecting
Edit source
.

You must save any edits you make before you try to compile your file. If the PDF file is not created or the output is not what you expect, check the log file that will have been created during the compilation attempt for any errors.

This log file is overwritten each time you compile your LilyPond file.
If you are viewing your file in a PDF viewer you probably must close the PDF if you wish to try a new compilation as it may fail to create the new PDF while it is still being viewed. This is at least true for Adobe’s Acrobat Reader. Other programs like FoxIt’s PDF reader don’t have this problem.

Juridiquês
Todos os logotipos e imagens de produtos estão sob de direitos autorais e marca registrada.
A “image de quatro retângulos coloridos” não é uma marca registrada. Ela foi criada por Rohitbd e colocada sob a Licença de Documentação Livre GNU versão 1.2. Nós encontramos a imagem nessa página da Wikimedia Commons.
Código-fonte
Nota: LilyPond é um software gravador de músicas baseado em texto; é mais semelhante a uma linguagem de programação do que um programa de edição de partituras gráficas. Antes de baixar o LilyPond, por favor leia sobre a nossa Entrada de texto.
Nota: Nós não recomendamos que você tente compilar o LilyPond você mesmo; quase todas as necessidades dos usuários são melhor atendidas com a versão pré-compilada.
Tarball de código-fonte
Source: lilypond-2.22.2.tar.gz
Para uma lista extensa de todas as versões (antigas e novas), veja nosso site de download.
Downloads antigos
Nota: LilyPond é um software gravador de músicas baseado em texto; é mais semelhante a uma linguagem de programação do que um programa de edição de partituras gráficas. Antes de baixar o LilyPond, por favor leia sobre a nossa Entrada de texto.
Todas as versões
Para uma lista extensa de todas as versões (antigas e novas), veja nosso site de download.
GPL
Licença de software
O GNU LilyPond é publicado sob a Licença Pública Geral GNU. Uma introdução a essa licença e nossos motivos para escolhê-la são dados em Liberdade.
Licença Pública Geral GNU
Version 3, 29 June 2007
Copyright © 2007 Free Software Foundation, Inc. https://fsf.org/ Everyone is permitted to copy and distribute verbatim copies of this license document, but changing it is not allowed. |
Preamble
The GNU General Public License is a free, copyleft license for software and other kinds of works.
The licenses for most software and other practical works are designed to take away your freedom to share and change the works. By contrast, the GNU General Public License is intended to guarantee your freedom to share and change all versions of a program—to make sure it remains free software for all its users. We, the Free Software Foundation, use the GNU General Public License for most of our software; it applies also to any other work released this way by its authors. You can apply it to your programs, too.
When we speak of free software, we are referring to freedom, not price. Our General Public Licenses are designed to make sure that you have the freedom to distribute copies of free software (and charge for them if you wish), that you receive source code or can get it if you want it, that you can change the software or use pieces of it in new free programs, and that you know you can do these things.
To protect your rights, we need to prevent others from denying you these rights or asking you to surrender the rights. Therefore, you have certain responsibilities if you distribute copies of the software, or if you modify it: responsibilities to respect the freedom of others.
For example, if you distribute copies of such a program, whether gratis or for a fee, you must pass on to the recipients the same freedoms that you received. You must make sure that they, too, receive or can get the source code. And you must show them these terms so they know their rights.
Developers that use the GNU GPL protect your rights with two steps: (1) assert copyright on the software, and (2) offer you this License giving you legal permission to copy, distribute and/or modify it.
For the developers’ and authors’ protection, the GPL clearly explains that there is no warranty for this free software. For both users’ and authors’ sake, the GPL requires that modified versions be marked as changed, so that their problems will not be attributed erroneously to authors of previous versions.
Some devices are designed to deny users access to install or run modified versions of the software inside them, although the manufacturer can do so. This is fundamentally incompatible with the aim of protecting users’ freedom to change the software. The systematic pattern of such abuse occurs in the area of products for individuals to use, which is precisely where it is most unacceptable. Therefore, we have designed this version of the GPL to prohibit the practice for those products. If such problems arise substantially in other domains, we stand ready to extend this provision to those domains in future versions of the GPL, as needed to protect the freedom of users.
Finally, every program is threatened constantly by software patents. States should not allow patents to restrict development and use of software on general-purpose computers, but in those that do, we wish to avoid the special danger that patents applied to a free program could make it effectively proprietary. To prevent this, the GPL assures that patents cannot be used to render the program non-free.
The precise terms and conditions for copying, distribution and modification follow.
TERMS AND CONDITIONS
- Definitions.
“This License” refers to version 3 of the GNU General Public License.
“Copyright” also means copyright-like laws that apply to other kinds of works, such as semiconductor masks.
“The Program” refers to any copyrightable work licensed under this License. Each licensee is addressed as “you”. “Licensees” and “recipients” may be individuals or organizations.
To “modify” a work means to copy from or adapt all or part of the work in a fashion requiring copyright permission, other than the making of an exact copy. The resulting work is called a “modified version” of the earlier work or a work “based on” the earlier work.
A “covered work” means either the unmodified Program or a work based on the Program.
To “propagate” a work means to do anything with it that, without permission, would make you directly or secondarily liable for infringement under applicable copyright law, except executing it on a computer or modifying a private copy. Propagation includes copying, distribution (with or without modification), making available to the public, and in some countries other activities as well.
To “convey” a work means any kind of propagation that enables other parties to make or receive copies. Mere interaction with a user through a computer network, with no transfer of a copy, is not conveying.
An interactive user interface displays “Appropriate Legal Notices” to the extent that it includes a convenient and prominently visible feature that (1) displays an appropriate copyright notice, and (2) tells the user that there is no warranty for the work (except to the extent that warranties are provided), that licensees may convey the work under this License, and how to view a copy of this License. If the interface presents a list of user commands or options, such as a menu, a prominent item in the list meets this criterion.
- Source Code.
The “source code” for a work means the preferred form of the work for making modifications to it. “Object code” means any non-source form of a work.
A “Standard Interface” means an interface that either is an official standard defined by a recognized standards body, or, in the case of interfaces specified for a particular programming language, one that is widely used among developers working in that language.
The “System Libraries” of an executable work include anything, other than the work as a whole, that (a) is included in the normal form of packaging a Major Component, but which is not part of that Major Component, and (b) serves only to enable use of the work with that Major Component, or to implement a Standard Interface for which an implementation is available to the public in source code form. A “Major Component”, in this context, means a major essential component (kernel, window system, and so on) of the specific operating system (if any) on which the executable work runs, or a compiler used to produce the work, or an object code interpreter used to run it.
The “Corresponding Source” for a work in object code form means all the source code needed to generate, install, and (for an executable work) run the object code and to modify the work, including scripts to control those activities. However, it does not include the work’s System Libraries, or general-purpose tools or generally available free programs which are used unmodified in performing those activities but which are not part of the work. For example, Corresponding Source includes interface definition files associated with source files for the work, and the source code for shared libraries and dynamically linked subprograms that the work is specifically designed to require, such as by intimate data communication or control flow between those subprograms and other parts of the work.
The Corresponding Source need not include anything that users can regenerate automatically from other parts of the Corresponding Source.
The Corresponding Source for a work in source code form is that same work.
- Basic Permissions.
All rights granted under this License are granted for the term of copyright on the Program, and are irrevocable provided the stated conditions are met. This License explicitly affirms your unlimited permission to run the unmodified Program. The output from running a covered work is covered by this License only if the output, given its content, constitutes a covered work. This License acknowledges your rights of fair use or other equivalent, as provided by copyright law.
You may make, run and propagate covered works that you do not convey, without conditions so long as your license otherwise remains in force. You may convey covered works to others for the sole purpose of having them make modifications exclusively for you, or provide you with facilities for running those works, provided that you comply with the terms of this License in conveying all material for which you do not control copyright. Those thus making or running the covered works for you must do so exclusively on your behalf, under your direction and control, on terms that prohibit them from making any copies of your copyrighted material outside their relationship with you.
Conveying under any other circumstances is permitted solely under the conditions stated below. Sublicensing is not allowed; section 10 makes it unnecessary.
- Protecting Users’ Legal Rights From Anti-Circumvention Law.
No covered work shall be deemed part of an effective technological measure under any applicable law fulfilling obligations under article 11 of the WIPO copyright treaty adopted on 20 December 1996, or similar laws prohibiting or restricting circumvention of such measures.
When you convey a covered work, you waive any legal power to forbid circumvention of technological measures to the extent such circumvention is effected by exercising rights under this License with respect to the covered work, and you disclaim any intention to limit operation or modification of the work as a means of enforcing, against the work’s users, your or third parties’ legal rights to forbid circumvention of technological measures.
- Conveying Verbatim Copies.
You may convey verbatim copies of the Program’s source code as you receive it, in any medium, provided that you conspicuously and appropriately publish on each copy an appropriate copyright notice; keep intact all notices stating that this License and any non-permissive terms added in accord with section 7 apply to the code; keep intact all notices of the absence of any warranty; and give all recipients a copy of this License along with the Program.
You may charge any price or no price for each copy that you convey, and you may offer support or warranty protection for a fee.
- Conveying Modified Source Versions.
You may convey a work based on the Program, or the modifications to produce it from the Program, in the form of source code under the terms of section 4, provided that you also meet all of these conditions:
- The work must carry prominent notices stating that you modified it, and giving a relevant date.
- The work must carry prominent notices stating that it is released under this License and any conditions added under section 7. This requirement modifies the requirement in section 4 to “keep intact all notices”.
- You must license the entire work, as a whole, under this License to anyone who comes into possession of a copy. This License will therefore apply, along with any applicable section 7 additional terms, to the whole of the work, and all its parts, regardless of how they are packaged. This License gives no permission to license the work in any other way, but it does not invalidate such permission if you have separately received it.
- If the work has interactive user interfaces, each must display Appropriate Legal Notices; however, if the Program has interactive interfaces that do not display Appropriate Legal Notices, your work need not make them do so.
A compilation of a covered work with other separate and independent works, which are not by their nature extensions of the covered work, and which are not combined with it such as to form a larger program, in or on a volume of a storage or distribution medium, is called an “aggregate” if the compilation and its resulting copyright are not used to limit the access or legal rights of the compilation’s users beyond what the individual works permit. Inclusion of a covered work in an aggregate does not cause this License to apply to the other parts of the aggregate.
- Conveying Non-Source Forms.
You may convey a covered work in object code form under the terms of sections 4 and 5, provided that you also convey the machine-readable Corresponding Source under the terms of this License, in one of these ways:
- Convey the object code in, or embodied in, a physical product (including a physical distribution medium), accompanied by the Corresponding Source fixed on a durable physical medium customarily used for software interchange.
- Convey the object code in, or embodied in, a physical product (including a physical distribution medium), accompanied by a written offer, valid for at least three years and valid for as long as you offer spare parts or customer support for that product model, to give anyone who possesses the object code either (1) a copy of the Corresponding Source for all the software in the product that is covered by this License, on a durable physical medium customarily used for software interchange, for a price no more than your reasonable cost of physically performing this conveying of source, or (2) access to copy the Corresponding Source from a network server at no charge.
- Convey individual copies of the object code with a copy of the written offer to provide the Corresponding Source. This alternative is allowed only occasionally and noncommercially, and only if you received the object code with such an offer, in accord with subsection 6b.
- Convey the object code by offering access from a designated place (gratis or for a charge), and offer equivalent access to the Corresponding Source in the same way through the same place at no further charge. You need not require recipients to copy the Corresponding Source along with the object code. If the place to copy the object code is a network server, the Corresponding Source may be on a different server (operated by you or a third party) that supports equivalent copying facilities, provided you maintain clear directions next to the object code saying where to find the Corresponding Source. Regardless of what server hosts the Corresponding Source, you remain obligated to ensure that it is available for as long as needed to satisfy these requirements.
- Convey the object code using peer-to-peer transmission, provided you inform other peers where the object code and Corresponding Source of the work are being offered to the general public at no charge under subsection 6d.
A separable portion of the object code, whose source code is excluded from the Corresponding Source as a System Library, need not be included in conveying the object code work.
A “User Product” is either (1) a “consumer product”, which means any tangible personal property which is normally used for personal, family, or household purposes, or (2) anything designed or sold for incorporation into a dwelling. In determining whether a product is a consumer product, doubtful cases shall be resolved in favor of coverage. For a particular product received by a particular user, “normally used” refers to a typical or common use of that class of product, regardless of the status of the particular user or of the way in which the particular user actually uses, or expects or is expected to use, the product. A product is a consumer product regardless of whether the product has substantial commercial, industrial or non-consumer uses, unless such uses represent the only significant mode of use of the product.
“Installation Information” for a User Product means any methods, procedures, authorization keys, or other information required to install and execute modified versions of a covered work in that User Product from a modified version of its Corresponding Source. The information must suffice to ensure that the continued functioning of the modified object code is in no case prevented or interfered with solely because modification has been made.
If you convey an object code work under this section in, or with, or specifically for use in, a User Product, and the conveying occurs as part of a transaction in which the right of possession and use of the User Product is transferred to the recipient in perpetuity or for a fixed term (regardless of how the transaction is characterized), the Corresponding Source conveyed under this section must be accompanied by the Installation Information. But this requirement does not apply if neither you nor any third party retains the ability to install modified object code on the User Product (for example, the work has been installed in ROM).
The requirement to provide Installation Information does not include a requirement to continue to provide support service, warranty, or updates for a work that has been modified or installed by the recipient, or for the User Product in which it has been modified or installed. Access to a network may be denied when the modification itself materially and adversely affects the operation of the network or violates the rules and protocols for communication across the network.
Corresponding Source conveyed, and Installation Information provided, in accord with this section must be in a format that is publicly documented (and with an implementation available to the public in source code form), and must require no special password or key for unpacking, reading or copying.
- Additional Terms.
“Additional permissions” are terms that supplement the terms of this License by making exceptions from one or more of its conditions. Additional permissions that are applicable to the entire Program shall be treated as though they were included in this License, to the extent that they are valid under applicable law. If additional permissions apply only to part of the Program, that part may be used separately under those permissions, but the entire Program remains governed by this License without regard to the additional permissions.
When you convey a copy of a covered work, you may at your option remove any additional permissions from that copy, or from any part of it. (Additional permissions may be written to require their own removal in certain cases when you modify the work.) You may place additional permissions on material, added by you to a covered work, for which you have or can give appropriate copyright permission.
Notwithstanding any other provision of this License, for material you add to a covered work, you may (if authorized by the copyright holders of that material) supplement the terms of this License with terms:
- Disclaiming warranty or limiting liability differently from the terms of sections 15 and 16 of this License; or
- Requiring preservation of specified reasonable legal notices or author attributions in that material or in the Appropriate Legal Notices displayed by works containing it; or
- Prohibiting misrepresentation of the origin of that material, or requiring that modified versions of such material be marked in reasonable ways as different from the original version; or
- Limiting the use for publicity purposes of names of licensors or authors of the material; or
- Declining to grant rights under trademark law for use of some trade names, trademarks, or service marks; or
- Requiring indemnification of licensors and authors of that material by anyone who conveys the material (or modified versions of it) with contractual assumptions of liability to the recipient, for any liability that these contractual assumptions directly impose on those licensors and authors.
All other non-permissive additional terms are considered “further restrictions” within the meaning of section 10. If the Program as you received it, or any part of it, contains a notice stating that it is governed by this License along with a term that is a further restriction, you may remove that term. If a license document contains a further restriction but permits relicensing or conveying under this License, you may add to a covered work material governed by the terms of that license document, provided that the further restriction does not survive such relicensing or conveying.
If you add terms to a covered work in accord with this section, you must place, in the relevant source files, a statement of the additional terms that apply to those files, or a notice indicating where to find the applicable terms.
Additional terms, permissive or non-permissive, may be stated in the form of a separately written license, or stated as exceptions; the above requirements apply either way.
- Termination.
You may not propagate or modify a covered work except as expressly provided under this License. Any attempt otherwise to propagate or modify it is void, and will automatically terminate your rights under this License (including any patent licenses granted under the third paragraph of section 11).
However, if you cease all violation of this License, then your license from a particular copyright holder is reinstated (a) provisionally, unless and until the copyright holder explicitly and finally terminates your license, and (b) permanently, if the copyright holder fails to notify you of the violation by some reasonable means prior to 60 days after the cessation.
Moreover, your license from a particular copyright holder is reinstated permanently if the copyright holder notifies you of the violation by some reasonable means, this is the first time you have received notice of violation of this License (for any work) from that copyright holder, and you cure the violation prior to 30 days after your receipt of the notice.
Termination of your rights under this section does not terminate the licenses of parties who have received copies or rights from you under this License. If your rights have been terminated and not permanently reinstated, you do not qualify to receive new licenses for the same material under section 10.
- Acceptance Not Required for Having Copies.
You are not required to accept this License in order to receive or run a copy of the Program. Ancillary propagation of a covered work occurring solely as a consequence of using peer-to-peer transmission to receive a copy likewise does not require acceptance. However, nothing other than this License grants you permission to propagate or modify any covered work. These actions infringe copyright if you do not accept this License. Therefore, by modifying or propagating a covered work, you indicate your acceptance of this License to do so.
- Automatic Licensing of Downstream Recipients.
Each time you convey a covered work, the recipient automatically receives a license from the original licensors, to run, modify and propagate that work, subject to this License. You are not responsible for enforcing compliance by third parties with this License.
An “entity transaction” is a transaction transferring control of an organization, or substantially all assets of one, or subdividing an organization, or merging organizations. If propagation of a covered work results from an entity transaction, each party to that transaction who receives a copy of the work also receives whatever licenses to the work the party’s predecessor in interest had or could give under the previous paragraph, plus a right to possession of the Corresponding Source of the work from the predecessor in interest, if the predecessor has it or can get it with reasonable efforts.
You may not impose any further restrictions on the exercise of the rights granted or affirmed under this License. For example, you may not impose a license fee, royalty, or other charge for exercise of rights granted under this License, and you may not initiate litigation (including a cross-claim or counterclaim in a lawsuit) alleging that any patent claim is infringed by making, using, selling, offering for sale, or importing the Program or any portion of it.
- Patents.
A “contributor” is a copyright holder who authorizes use under this License of the Program or a work on which the Program is based. The work thus licensed is called the contributor’s “contributor version”.
A contributor’s “essential patent claims” are all patent claims owned or controlled by the contributor, whether already acquired or hereafter acquired, that would be infringed by some manner, permitted by this License, of making, using, or selling its contributor version, but do not include claims that would be infringed only as a consequence of further modification of the contributor version. For purposes of this definition, “control” includes the right to grant patent sublicenses in a manner consistent with the requirements of this License.
Each contributor grants you a non-exclusive, worldwide, royalty-free patent license under the contributor’s essential patent claims, to make, use, sell, offer for sale, import and otherwise run, modify and propagate the contents of its contributor version.
In the following three paragraphs, a “patent license” is any express agreement or commitment, however denominated, not to enforce a patent (such as an express permission to practice a patent or covenant not to sue for patent infringement). To “grant” such a patent license to a party means to make such an agreement or commitment not to enforce a patent against the party.
If you convey a covered work, knowingly relying on a patent license, and the Corresponding Source of the work is not available for anyone to copy, free of charge and under the terms of this License, through a publicly available network server or other readily accessible means, then you must either (1) cause the Corresponding Source to be so available, or (2) arrange to deprive yourself of the benefit of the patent license for this particular work, or (3) arrange, in a manner consistent with the requirements of this License, to extend the patent license to downstream recipients. “Knowingly relying” means you have actual knowledge that, but for the patent license, your conveying the covered work in a country, or your recipient’s use of the covered work in a country, would infringe one or more identifiable patents in that country that you have reason to believe are valid.
If, pursuant to or in connection with a single transaction or arrangement, you convey, or propagate by procuring conveyance of, a covered work, and grant a patent license to some of the parties receiving the covered work authorizing them to use, propagate, modify or convey a specific copy of the covered work, then the patent license you grant is automatically extended to all recipients of the covered work and works based on it.
A patent license is “discriminatory” if it does not include within the scope of its coverage, prohibits the exercise of, or is conditioned on the non-exercise of one or more of the rights that are specifically granted under this License. You may not convey a covered work if you are a party to an arrangement with a third party that is in the business of distributing software, under which you make payment to the third party based on the extent of your activity of conveying the work, and under which the third party grants, to any of the parties who would receive the covered work from you, a discriminatory patent license (a) in connection with copies of the covered work conveyed by you (or copies made from those copies), or (b) primarily for and in connection with specific products or compilations that contain the covered work, unless you entered into that arrangement, or that patent license was granted, prior to 28 March 2007.
Nothing in this License shall be construed as excluding or limiting any implied license or other defenses to infringement that may otherwise be available to you under applicable patent law.
- No Surrender of Others’ Freedom.
If conditions are imposed on you (whether by court order, agreement or otherwise) that contradict the conditions of this License, they do not excuse you from the conditions of this License. If you cannot convey a covered work so as to satisfy simultaneously your obligations under this License and any other pertinent obligations, then as a consequence you may not convey it at all. For example, if you agree to terms that obligate you to collect a royalty for further conveying from those to whom you convey the Program, the only way you could satisfy both those terms and this License would be to refrain entirely from conveying the Program.
- Use with the GNU Affero General Public License.
Notwithstanding any other provision of this License, you have permission to link or combine any covered work with a work licensed under version 3 of the GNU Affero General Public License into a single combined work, and to convey the resulting work. The terms of this License will continue to apply to the part which is the covered work, but the special requirements of the GNU Affero General Public License, section 13, concerning interaction through a network will apply to the combination as such.
- Revised Versions of this License.
The Free Software Foundation may publish revised and/or new versions of the GNU General Public License from time to time. Such new versions will be similar in spirit to the present version, but may differ in detail to address new problems or concerns.
Each version is given a distinguishing version number. If the Program specifies that a certain numbered version of the GNU General Public License “or any later version” applies to it, you have the option of following the terms and conditions either of that numbered version or of any later version published by the Free Software Foundation. If the Program does not specify a version number of the GNU General Public License, you may choose any version ever published by the Free Software Foundation.
If the Program specifies that a proxy can decide which future versions of the GNU General Public License can be used, that proxy’s public statement of acceptance of a version permanently authorizes you to choose that version for the Program.
Later license versions may give you additional or different permissions. However, no additional obligations are imposed on any author or copyright holder as a result of your choosing to follow a later version.
- Disclaimer of Warranty.
THERE IS NO WARRANTY FOR THE PROGRAM, TO THE EXTENT PERMITTED BY APPLICABLE LAW. EXCEPT WHEN OTHERWISE STATED IN WRITING THE COPYRIGHT HOLDERS AND/OR OTHER PARTIES PROVIDE THE PROGRAM “AS IS” WITHOUT WARRANTY OF ANY KIND, EITHER EXPRESSED OR IMPLIED, INCLUDING, BUT NOT LIMITED TO, THE IMPLIED WARRANTIES OF MERCHANTABILITY AND FITNESS FOR A PARTICULAR PURPOSE. THE ENTIRE RISK AS TO THE QUALITY AND PERFORMANCE OF THE PROGRAM IS WITH YOU. SHOULD THE PROGRAM PROVE DEFECTIVE, YOU ASSUME THE COST OF ALL NECESSARY SERVICING, REPAIR OR CORRECTION.
- Limitation of Liability.
IN NO EVENT UNLESS REQUIRED BY APPLICABLE LAW OR AGREED TO IN WRITING WILL ANY COPYRIGHT HOLDER, OR ANY OTHER PARTY WHO MODIFIES AND/OR CONVEYS THE PROGRAM AS PERMITTED ABOVE, BE LIABLE TO YOU FOR DAMAGES, INCLUDING ANY GENERAL, SPECIAL, INCIDENTAL OR CONSEQUENTIAL DAMAGES ARISING OUT OF THE USE OR INABILITY TO USE THE PROGRAM (INCLUDING BUT NOT LIMITED TO LOSS OF DATA OR DATA BEING RENDERED INACCURATE OR LOSSES SUSTAINED BY YOU OR THIRD PARTIES OR A FAILURE OF THE PROGRAM TO OPERATE WITH ANY OTHER PROGRAMS), EVEN IF SUCH HOLDER OR OTHER PARTY HAS BEEN ADVISED OF THE POSSIBILITY OF SUCH DAMAGES.
- Interpretation of Sections 15 and 16.
If the disclaimer of warranty and limitation of liability provided above cannot be given local legal effect according to their terms, reviewing courts shall apply local law that most closely approximates an absolute waiver of all civil liability in connection with the Program, unless a warranty or assumption of liability accompanies a copy of the Program in return for a fee.
END OF TERMS AND CONDITIONS
How to Apply These Terms to Your New Programs
If you develop a new program, and you want it to be of the greatest possible use to the public, the best way to achieve this is to make it free software which everyone can redistribute and change under these terms.
To do so, attach the following notices to the program. It is safest to attach them to the start of each source file to most effectively state the exclusion of warranty; and each file should have at least the “copyright” line and a pointer to where the full notice is found.
one line to give the program's name and a brief idea of what it does. Copyright (C) year name of author This program is free software: you can redistribute it and/or modify it under the terms of the GNU General Public License as published by the Free Software Foundation, either version 3 of the License, or (at your option) any later version. This program is distributed in the hope that it will be useful, but WITHOUT ANY WARRANTY; without even the implied warranty of MERCHANTABILITY or FITNESS FOR A PARTICULAR PURPOSE. See the GNU General Public License for more details. You should have received a copy of the GNU General Public License along with this program. If not, see https://www.gnu.org/licenses/. |
Also add information on how to contact you by electronic and paper mail.
If the program does terminal interaction, make it output a short notice like this when it starts in an interactive mode:
program Copyright (C) year name of author This program comes with ABSOLUTELY NO WARRANTY; for details type ‘show w’. This is free software, and you are welcome to redistribute it under certain conditions; type ‘show c’ for details. |
The hypothetical commands ‘show w’ and ‘show c’ should show the appropriate parts of the General Public License. Of course, your program’s commands might be different; for a GUI interface, you would use an “about box”.
You should also get your employer (if you work as a programmer) or school, if any, to sign a “copyright disclaimer” for the program, if necessary. For more information on this, and how to apply and follow the GNU GPL, see https://www.gnu.org/licenses/.
The GNU General Public License does not permit incorporating your program into proprietary programs. If your program is a subroutine library, you may consider it more useful to permit linking proprietary applications with the library. If this is what you want to do, use the GNU Lesser General Public License instead of this License. But first, please read https://www.gnu.org/licenses/why-not-lgpl.html.
Manuais
Introdução
- Entrada de texto: LilyPond é um sistema de gravura de música baseado em texto. Leia isso primeiro!
- Learning: uma leitura obrigatória e suave ao LilyPond. (detalhes de Learning)
- Glossary: (leitura opcional) Repositório de definição e tradução de termos musicais, útil em particular para conhecer os termos musicais em inglês. (detalhes de Glossary)
- Essay: (leitura opcional) ensaio sobre o design de processos de gravação baseados em estética e a técnica de gravação tradicional com alturas e partituras. (detalhes de Essay)
Uso regular
- Notation: Como a parte mais importante da documentação, este manual fornece todas as informações detalhadas necessárias sobre partituras. (detalhes de Notation)
- Usage: apresentação dos diferentes componentes do LilyPond, bem como as peculiaridades de alguns sistemas. (detalhes de Usage)
- Snippets: truques pequenos, dicas, modelos e outros exemplos. (detalhes de Snippets)
Uso infrequente
- FAQ: Perguntas frequentes.
- Web: este documento. (detalhes de Web)
- Changes: o que há de novo? (detalhes de Changes)
- Extending: ajustes extravagantes. (detalhes de Extending)
- Internals: referência de ajustes. (detalhes de Internals)
Outros materiais
- Todos: versões estáveis anteriores e atuais como um arquivo compactado.
- Traduzido: status de tradução para leitores de outro idioma.
- LilyPond Snippet Repository: exemplos criados por usuários, dicas e truques.
- Tutoriais em vídeo: Ben Lemon, um usuário da LilyPond, criou uma série de tutoriais em vídeo em seu blog e que visam novos usuários.
- Desenvolvimento: manuais para versão instável.
- FDL: esses manuais são publicados sob a Licença de Documentação Livre GNU.
Formatos do manuais
Os manuais do LilyPond geralmente vêm em três formatos: HTML dividido, HTML grande e PDF. O HTML dividido é bom para ler online. O HTML grande (e alguns deles podem ser muito grandes) contém todo o manual em uma única página. O PDF está disponível para download e uso off-line. Para chegar a esses três formatos, siga os links com texto detalhes de
e, em seguida, o nome do manual.
Aprendizagem | ||
Glossário | Glossário musicológico multilíngue | |
Ensaio | Por que o LilyPond | |
Notação | Referência de material de notação | |
Uso | Os diferentes componentes do LilyPond | |
Trechos | ||
FAQ | Perguntas frequentes | |
Web | O site do LilyPond | |
Mudanças | O que mudou entre versões | |
Extensão | Programação | |
Procedimentos internos | Referências do programa | |
Traduzido | Status das várias traduções | |
Todos | Todas os manuais | |
FDL | Licença |
Aprendizagem
Manual de aprendizagem
Este livro explica como começar a aprender o LilyPond, além de explicar alguns conceitos-chave em termos fáceis. Você deveria ler esses capítulos de maneira linear.
Há um parágrafo Veja também no final de cada seção, que contém referências cruzadas para outras seções: você não deve seguir essas referências cruzadas na primeira leitura. Depois de ler todo o manual, você poderá ler algumas seções novamente e seguir essas referências cruzadas para obter mais informações.
Leia
- Aprendizagem (HTML dividido) -
o manual está dividido entre muitas páginas HTML.
(download pequeno para cada página) - Aprendizagem (HTML dividido) -
leia esse manual como uma gigantesca página HTML.
(download grande e único) - learning.pdf -
baixe como um arquivo PDF.
(download grande e único, 2.1M)
Glossário
Glossário
Isso explica os termos musicais e inclui traduções para vários idiomas. Se você não estiver familiarizado com a notação musical ou com a terminologia musical (especialmente se for um falante nativo de inglês), é altamente aconselhável consultar o glossário.
Leia
- Glossário de música (HTML dividido) -
o manual está dividido entre muitas páginas HTML.
(download pequeno para cada página) - Glossário de música (HTML dividido) -
leia esse manual como uma gigantesca página HTML.
(download grande e único) - music-glossary.pdf -
baixe como um arquivo PDF.
(download grande e único, 668K)
Ensaio
Ensaio
Este livro apresenta uma breve história da tipografia musical, seguida de um exame das técnicas de gravura de LilyPond. Uma comparação entre o LilyPond e outros sistemas de gravação de música é dada.
Nota: os exemplos tipográficos detalhados são mais fáceis de analisar na versão PDF devido à sua maior resolução.
Leia
- Ensaio (HTML dividido) -
o manual está dividido entre muitas páginas HTML.
(download pequeno para cada página) - Ensaio (HTML dividido) -
leia esse manual como uma gigantesca página HTML.
(download grande e único) - essay.pdf -
baixe como um arquivo PDF.
(download grande e único, 1.4M)
Notação
Referência de notação
Este livro explica todos os comandos do LilyPond que produzem notação.
Nota: A referência de notação pressupõe que o leitor conhece o material básico abordado no manual de aprendizado e esteja familiarizado com os termos musicais em inglês apresentados no glossário.
Leia
- Notação (HTML dividido) -
o manual está dividido entre muitas páginas HTML.
(download pequeno para cada página) - Notação (HTML dividido) -
leia esse manual como uma gigantesca página HTML.
(download grande e único) - notation.pdf -
baixe como um arquivo PDF.
(download grande e único, 6.8M)
Uso
Manual de uso
Este livro explica como executar os programas, como integrar a notação LilyPond com outros programas e sugere “melhores práticas” para uso eficiente. Recomenda-se ler antes de tentar qualquer projeto grande.
Leia
- Uso (HTML dividido) -
o manual está dividido entre muitas páginas HTML.
(download pequeno para cada página) - Uso (HTML dividido) -
leia esse manual como uma gigantesca página HTML.
(download grande e único) - usage.pdf -
baixe como um arquivo PDF.
(download grande e único, 528K)
Trechos
Trechos
Isso mostra um conjunto selecionado de trechos de LilyPond do LilyPond Snippet Repository (LSR). Todos os trechos estão em domínio público.
Por favor, note que este documento não é um subconjunto exato de LSR. O LSR está executando uma versão estável do LilyPond, portanto, qualquer trecho que demonstre novos recursos de uma versão de desenvolvimento deve ser adicionado separadamente. Estes são armazenados em ‘Documentation/snippets/new/’ na árvore de fontes do LilyPond.
A lista de fragmentos para cada subseção da Notação também está vinculada da parte Veja também.
Leia
- Trechos (HTML dividido) -
o manual está dividido entre muitas páginas HTML.
(download pequeno para cada página) - Trechos (HTML dividido) -
leia esse manual como uma gigantesca página HTML.
(download grande e único) - snippets.pdf -
baixe como um arquivo PDF.
(download grande e único, 4.2M)
FAQ
Perguntas introdutórias
Onde estão as telas gráficas, menus e barras de ferramentas?
LilyPond requer que você escreva música como texto. Por favor, leia sobre nossa Entrada de texto.
Há muita documentação! Preciso ler isso?
Você precisa ler o Manual de aprendizagem. Quanto ao restante da documentação, você só precisa ler as seções que discutem a notação que você deseja criar.
Ainda é muita leitura! Vale a pena?
Por favor, decida você mesmo; as razões pelas quais você pode querer usar o LilyPond são dadas na Introdução.
Perguntas sobre uso
Algo não está funcionando! Como faço para corrigir isso?
Isso é explicado em Solução de problemas.
Por que você muda a sintaxe?
Web
Web
Este manual fornece informações gerais sobre o LilyPond. Ele também contém informações sobre vários fóruns da comunidade, relatórios de erros e desenvolvimento.
Leia-o
Manual mais recente
Manual web em 2.23.9
- Web (HTML dividido) -
o manual está dividido entre muitas páginas HTML.
(download pequeno para cada página) - Web (HTML dividido) -
leia esse manual como uma gigantesca página HTML.
(download grande e único) - web.pdf -
baixe como um arquivo PDF.
(download grande e único, 3.3M)
Mudanças
Mudanças
Este é um resumo de mudanças importantes e novos recursos no LilyPond desde a versão estável anterior.
Leia
- Mudanças (HTML dividido) -
o manual está dividido entre muitas páginas HTML.
(download pequeno para cada página) - Mudanças (HTML dividido) -
leia esse manual como uma gigantesca página HTML.
(download grande e único) - changes.pdf -
baixe como um arquivo PDF.
(download grande e único, 156K)
Extensão
Leia
- Extensão (HTML dividido) -
o manual está dividido entre muitas páginas HTML.
(download pequeno para cada página) - Extensão (HTML dividido) -
leia esse manual como uma gigantesca página HTML.
(download grande e único) - extending.pdf -
baixe como um arquivo PDF.
(download grande e único, 412K)
Procedimentos internos
Referência de procedimentos internos
Este é um conjunto de páginas fortemente cruzadas que documentam os detalhes básicos de cada classe, objeto e função de LilyPond. É produzido diretamente a partir das definições de formatação no código-fonte.
Quase todas as funcionalidades de formatação usadas internamente estão disponíveis diretamente para o usuário. Por exemplo, a maioria das variáveis que controlam valores de espessura, distâncias, etc., podem ser alteradas em arquivos de entrada. Há um grande número de opções de formatação, e todas elas estão descritas neste documento. Cada seção da Referência de Notação possui uma subseção Veja também, que se refere à documentação gerada.
Leia
- Procedimentos internos (HTML dividido) -
o manual está dividido entre muitas páginas HTML.
(download pequeno para cada página) - Procedimentos internos (HTML dividido) -
leia esse manual como uma gigantesca página HTML.
(download grande e único) - internals.pdf -
baixe como um arquivo PDF.
(download grande e único, 5.0M)
Traduzido
Status de tradução
Última atualização em Fri Aug 27 20:46:02 UTC 2021
LilyPond – Notação musical para todos | Tradutores | Verificadores de tradução | Traduzido | Atualizado | Outras informações |
---|---|---|---|---|---|
Títulos de seção
790 | Rafael Fontenelle | sim | parcialmente | pré-GDP | |
LilyPond — \TITLE\
1141 | Rafael Fontenelle | sim | parcialmente | pré-GDP | |
Introdução
6069 | Rafael Fontenelle | sim | parcialmente | pré-GDP | |
Download
1113 | Rafael Fontenelle | sim | parcialmente | pré-GDP | |
Manuais
1284 | Rafael Fontenelle | sim | parcialmente | pré-GDP | |
Comunidade
2153 | Rafael Fontenelle | sim | parcialmente | pré-GDP |
Todos
Versões estáveis anteriores
- Documentação do LilyPond 2.16
- Documentação do LilyPond 2.14
- Documentação do LilyPond 2.12
- Documentação do LilyPond 2.10
- Documentação do LilyPond 2.8
- Documentação do LilyPond 2.6
- Documentação do LilyPond 2.4
- Documentação do LilyPond 2.2
- Documentação do LilyPond 2.0
- Documentação do LilyPond 1.8
- Documentação do LilyPond 1.6
FDL
Licença de documentação
A documentação do GNU LilyPond é publicada sob a Licença de Documentação Livre GNU. Uma introdução a essa licença e nossos motivos para escolhê-la são dados em Liberdade.
Licença de Documentação Livre GNU 1.1
Version 1.3, 3 November 2008
Copyright © 2000, 2001, 2002, 2007, 2008 Free Software Foundation, Inc. https://fsf.org/ Everyone is permitted to copy and distribute verbatim copies of this license document, but changing it is not allowed. |
-
PREAMBLE
The purpose of this License is to make a manual, textbook, or other functional and useful document free in the sense of freedom: to assure everyone the effective freedom to copy and redistribute it, with or without modifying it, either commercially or noncommercially. Secondarily, this License preserves for the author and publisher a way to get credit for their work, while not being considered responsible for modifications made by others.
This License is a kind of “copyleft”, which means that derivative works of the document must themselves be free in the same sense. It complements the GNU General Public License, which is a copyleft license designed for free software.
We have designed this License in order to use it for manuals for free software, because free software needs free documentation: a free program should come with manuals providing the same freedoms that the software does. But this License is not limited to software manuals; it can be used for any textual work, regardless of subject matter or whether it is published as a printed book. We recommend this License principally for works whose purpose is instruction or reference.
-
APPLICABILITY AND DEFINITIONS
This License applies to any manual or other work, in any medium, that contains a notice placed by the copyright holder saying it can be distributed under the terms of this License. Such a notice grants a world-wide, royalty-free license, unlimited in duration, to use that work under the conditions stated herein. The “Document”, below, refers to any such manual or work. Any member of the public is a licensee, and is addressed as “you”. You accept the license if you copy, modify or distribute the work in a way requiring permission under copyright law.
A “Modified Version” of the Document means any work containing the Document or a portion of it, either copied verbatim, or with modifications and/or translated into another language.
A “Secondary Section” is a named appendix or a front-matter section of the Document that deals exclusively with the relationship of the publishers or authors of the Document to the Document’s overall subject (or to related matters) and contains nothing that could fall directly within that overall subject. (Thus, if the Document is in part a textbook of mathematics, a Secondary Section may not explain any mathematics.) The relationship could be a matter of historical connection with the subject or with related matters, or of legal, commercial, philosophical, ethical or political position regarding them.
The “Invariant Sections” are certain Secondary Sections whose titles are designated, as being those of Invariant Sections, in the notice that says that the Document is released under this License. If a section does not fit the above definition of Secondary then it is not allowed to be designated as Invariant. The Document may contain zero Invariant Sections. If the Document does not identify any Invariant Sections then there are none.
The “Cover Texts” are certain short passages of text that are listed, as Front-Cover Texts or Back-Cover Texts, in the notice that says that the Document is released under this License. A Front-Cover Text may be at most 5 words, and a Back-Cover Text may be at most 25 words.
A “Transparent” copy of the Document means a machine-readable copy, represented in a format whose specification is available to the general public, that is suitable for revising the document straightforwardly with generic text editors or (for images composed of pixels) generic paint programs or (for drawings) some widely available drawing editor, and that is suitable for input to text formatters or for automatic translation to a variety of formats suitable for input to text formatters. A copy made in an otherwise Transparent file format whose markup, or absence of markup, has been arranged to thwart or discourage subsequent modification by readers is not Transparent. An image format is not Transparent if used for any substantial amount of text. A copy that is not “Transparent” is called “Opaque”.
Examples of suitable formats for Transparent copies include plain ASCII without markup, Texinfo input format, LaTeX input format, SGML or XML using a publicly available DTD, and standard-conforming simple HTML, PostScript or PDF designed for human modification. Examples of transparent image formats include PNG, XCF and JPG. Opaque formats include proprietary formats that can be read and edited only by proprietary word processors, SGML or XML for which the DTD and/or processing tools are not generally available, and the machine-generated HTML, PostScript or PDF produced by some word processors for output purposes only.
The “Title Page” means, for a printed book, the title page itself, plus such following pages as are needed to hold, legibly, the material this License requires to appear in the title page. For works in formats which do not have any title page as such, “Title Page” means the text near the most prominent appearance of the work’s title, preceding the beginning of the body of the text.
The “publisher” means any person or entity that distributes copies of the Document to the public.
A section “Entitled XYZ” means a named subunit of the Document whose title either is precisely XYZ or contains XYZ in parentheses following text that translates XYZ in another language. (Here XYZ stands for a specific section name mentioned below, such as “Acknowledgements”, “Dedications”, “Endorsements”, or “History”.) To “Preserve the Title” of such a section when you modify the Document means that it remains a section “Entitled XYZ” according to this definition.
The Document may include Warranty Disclaimers next to the notice which states that this License applies to the Document. These Warranty Disclaimers are considered to be included by reference in this License, but only as regards disclaiming warranties: any other implication that these Warranty Disclaimers may have is void and has no effect on the meaning of this License.
-
VERBATIM COPYING
You may copy and distribute the Document in any medium, either commercially or noncommercially, provided that this License, the copyright notices, and the license notice saying this License applies to the Document are reproduced in all copies, and that you add no other conditions whatsoever to those of this License. You may not use technical measures to obstruct or control the reading or further copying of the copies you make or distribute. However, you may accept compensation in exchange for copies. If you distribute a large enough number of copies you must also follow the conditions in section 3.
You may also lend copies, under the same conditions stated above, and you may publicly display copies.
-
COPYING IN QUANTITY
If you publish printed copies (or copies in media that commonly have printed covers) of the Document, numbering more than 100, and the Document’s license notice requires Cover Texts, you must enclose the copies in covers that carry, clearly and legibly, all these Cover Texts: Front-Cover Texts on the front cover, and Back-Cover Texts on the back cover. Both covers must also clearly and legibly identify you as the publisher of these copies. The front cover must present the full title with all words of the title equally prominent and visible. You may add other material on the covers in addition. Copying with changes limited to the covers, as long as they preserve the title of the Document and satisfy these conditions, can be treated as verbatim copying in other respects.
If the required texts for either cover are too voluminous to fit legibly, you should put the first ones listed (as many as fit reasonably) on the actual cover, and continue the rest onto adjacent pages.
If you publish or distribute Opaque copies of the Document numbering more than 100, you must either include a machine-readable Transparent copy along with each Opaque copy, or state in or with each Opaque copy a computer-network location from which the general network-using public has access to download using public-standard network protocols a complete Transparent copy of the Document, free of added material. If you use the latter option, you must take reasonably prudent steps, when you begin distribution of Opaque copies in quantity, to ensure that this Transparent copy will remain thus accessible at the stated location until at least one year after the last time you distribute an Opaque copy (directly or through your agents or retailers) of that edition to the public.
It is requested, but not required, that you contact the authors of the Document well before redistributing any large number of copies, to give them a chance to provide you with an updated version of the Document.
-
MODIFICATIONS
You may copy and distribute a Modified Version of the Document under the conditions of sections 2 and 3 above, provided that you release the Modified Version under precisely this License, with the Modified Version filling the role of the Document, thus licensing distribution and modification of the Modified Version to whoever possesses a copy of it. In addition, you must do these things in the Modified Version:
- Use in the Title Page (and on the covers, if any) a title distinct from that of the Document, and from those of previous versions (which should, if there were any, be listed in the History section of the Document). You may use the same title as a previous version if the original publisher of that version gives permission.
- List on the Title Page, as authors, one or more persons or entities responsible for authorship of the modifications in the Modified Version, together with at least five of the principal authors of the Document (all of its principal authors, if it has fewer than five), unless they release you from this requirement.
- State on the Title page the name of the publisher of the Modified Version, as the publisher.
- Preserve all the copyright notices of the Document.
- Add an appropriate copyright notice for your modifications adjacent to the other copyright notices.
- Include, immediately after the copyright notices, a license notice giving the public permission to use the Modified Version under the terms of this License, in the form shown in the Addendum below.
- Preserve in that license notice the full lists of Invariant Sections and required Cover Texts given in the Document’s license notice.
- Include an unaltered copy of this License.
- Preserve the section Entitled “History”, Preserve its Title, and add to it an item stating at least the title, year, new authors, and publisher of the Modified Version as given on the Title Page. If there is no section Entitled “History” in the Document, create one stating the title, year, authors, and publisher of the Document as given on its Title Page, then add an item describing the Modified Version as stated in the previous sentence.
- Preserve the network location, if any, given in the Document for public access to a Transparent copy of the Document, and likewise the network locations given in the Document for previous versions it was based on. These may be placed in the “History” section. You may omit a network location for a work that was published at least four years before the Document itself, or if the original publisher of the version it refers to gives permission.
- For any section Entitled “Acknowledgements” or “Dedications”, Preserve the Title of the section, and preserve in the section all the substance and tone of each of the contributor acknowledgements and/or dedications given therein.
- Preserve all the Invariant Sections of the Document, unaltered in their text and in their titles. Section numbers or the equivalent are not considered part of the section titles.
- Delete any section Entitled “Endorsements”. Such a section may not be included in the Modified Version.
- Do not retitle any existing section to be Entitled “Endorsements” or to conflict in title with any Invariant Section.
- Preserve any Warranty Disclaimers.
If the Modified Version includes new front-matter sections or appendices that qualify as Secondary Sections and contain no material copied from the Document, you may at your option designate some or all of these sections as invariant. To do this, add their titles to the list of Invariant Sections in the Modified Version’s license notice. These titles must be distinct from any other section titles.
You may add a section Entitled “Endorsements”, provided it contains nothing but endorsements of your Modified Version by various parties—for example, statements of peer review or that the text has been approved by an organization as the authoritative definition of a standard.
You may add a passage of up to five words as a Front-Cover Text, and a passage of up to 25 words as a Back-Cover Text, to the end of the list of Cover Texts in the Modified Version. Only one passage of Front-Cover Text and one of Back-Cover Text may be added by (or through arrangements made by) any one entity. If the Document already includes a cover text for the same cover, previously added by you or by arrangement made by the same entity you are acting on behalf of, you may not add another; but you may replace the old one, on explicit permission from the previous publisher that added the old one.
The author(s) and publisher(s) of the Document do not by this License give permission to use their names for publicity for or to assert or imply endorsement of any Modified Version.
-
COMBINING DOCUMENTS
You may combine the Document with other documents released under this License, under the terms defined in section 4 above for modified versions, provided that you include in the combination all of the Invariant Sections of all of the original documents, unmodified, and list them all as Invariant Sections of your combined work in its license notice, and that you preserve all their Warranty Disclaimers.
The combined work need only contain one copy of this License, and multiple identical Invariant Sections may be replaced with a single copy. If there are multiple Invariant Sections with the same name but different contents, make the title of each such section unique by adding at the end of it, in parentheses, the name of the original author or publisher of that section if known, or else a unique number. Make the same adjustment to the section titles in the list of Invariant Sections in the license notice of the combined work.
In the combination, you must combine any sections Entitled “History” in the various original documents, forming one section Entitled “History”; likewise combine any sections Entitled “Acknowledgements”, and any sections Entitled “Dedications”. You must delete all sections Entitled “Endorsements.”
-
COLLECTIONS OF DOCUMENTS
You may make a collection consisting of the Document and other documents released under this License, and replace the individual copies of this License in the various documents with a single copy that is included in the collection, provided that you follow the rules of this License for verbatim copying of each of the documents in all other respects.
You may extract a single document from such a collection, and distribute it individually under this License, provided you insert a copy of this License into the extracted document, and follow this License in all other respects regarding verbatim copying of that document.
-
AGGREGATION WITH INDEPENDENT WORKS
A compilation of the Document or its derivatives with other separate and independent documents or works, in or on a volume of a storage or distribution medium, is called an “aggregate” if the copyright resulting from the compilation is not used to limit the legal rights of the compilation’s users beyond what the individual works permit. When the Document is included in an aggregate, this License does not apply to the other works in the aggregate which are not themselves derivative works of the Document.
If the Cover Text requirement of section 3 is applicable to these copies of the Document, then if the Document is less than one half of the entire aggregate, the Document’s Cover Texts may be placed on covers that bracket the Document within the aggregate, or the electronic equivalent of covers if the Document is in electronic form. Otherwise they must appear on printed covers that bracket the whole aggregate.
-
TRANSLATION
Translation is considered a kind of modification, so you may distribute translations of the Document under the terms of section 4. Replacing Invariant Sections with translations requires special permission from their copyright holders, but you may include translations of some or all Invariant Sections in addition to the original versions of these Invariant Sections. You may include a translation of this License, and all the license notices in the Document, and any Warranty Disclaimers, provided that you also include the original English version of this License and the original versions of those notices and disclaimers. In case of a disagreement between the translation and the original version of this License or a notice or disclaimer, the original version will prevail.
If a section in the Document is Entitled “Acknowledgements”, “Dedications”, or “History”, the requirement (section 4) to Preserve its Title (section 1) will typically require changing the actual title.
-
TERMINATION
You may not copy, modify, sublicense, or distribute the Document except as expressly provided under this License. Any attempt otherwise to copy, modify, sublicense, or distribute it is void, and will automatically terminate your rights under this License.
However, if you cease all violation of this License, then your license from a particular copyright holder is reinstated (a) provisionally, unless and until the copyright holder explicitly and finally terminates your license, and (b) permanently, if the copyright holder fails to notify you of the violation by some reasonable means prior to 60 days after the cessation.
Moreover, your license from a particular copyright holder is reinstated permanently if the copyright holder notifies you of the violation by some reasonable means, this is the first time you have received notice of violation of this License (for any work) from that copyright holder, and you cure the violation prior to 30 days after your receipt of the notice.
Termination of your rights under this section does not terminate the licenses of parties who have received copies or rights from you under this License. If your rights have been terminated and not permanently reinstated, receipt of a copy of some or all of the same material does not give you any rights to use it.
-
FUTURE REVISIONS OF THIS LICENSE
The Free Software Foundation may publish new, revised versions of the GNU Free Documentation License from time to time. Such new versions will be similar in spirit to the present version, but may differ in detail to address new problems or concerns. See https://www.gnu.org/licenses/.
Each version of the License is given a distinguishing version number. If the Document specifies that a particular numbered version of this License “or any later version” applies to it, you have the option of following the terms and conditions either of that specified version or of any later version that has been published (not as a draft) by the Free Software Foundation. If the Document does not specify a version number of this License, you may choose any version ever published (not as a draft) by the Free Software Foundation. If the Document specifies that a proxy can decide which future versions of this License can be used, that proxy’s public statement of acceptance of a version permanently authorizes you to choose that version for the Document.
-
RELICENSING
“Massive Multiauthor Collaboration Site” (or “MMC Site”) means any World Wide Web server that publishes copyrightable works and also provides prominent facilities for anybody to edit those works. A public wiki that anybody can edit is an example of such a server. A “Massive Multiauthor Collaboration” (or “MMC”) contained in the site means any set of copyrightable works thus published on the MMC site.
“CC-BY-SA” means the Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 license published by Creative Commons Corporation, a not-for-profit corporation with a principal place of business in San Francisco, California, as well as future copyleft versions of that license published by that same organization.
“Incorporate” means to publish or republish a Document, in whole or in part, as part of another Document.
An MMC is “eligible for relicensing” if it is licensed under this License, and if all works that were first published under this License somewhere other than this MMC, and subsequently incorporated in whole or in part into the MMC, (1) had no cover texts or invariant sections, and (2) were thus incorporated prior to November 1, 2008.
The operator of an MMC Site may republish an MMC contained in the site under CC-BY-SA on the same site at any time before August 1, 2009, provided the MMC is eligible for relicensing.
ADDENDUM: How to use this License for your documents
To use this License in a document you have written, include a copy of the License in the document and put the following copyright and license notices just after the title page:
Copyright (C) year your name. Permission is granted to copy, distribute and/or modify this document under the terms of the GNU Free Documentation License, Version 1.3 or any later version published by the Free Software Foundation; with no Invariant Sections, no Front-Cover Texts, and no Back-Cover Texts. A copy of the license is included in the section entitled ``GNU Free Documentation License''. |
If you have Invariant Sections, Front-Cover Texts and Back-Cover Texts, replace the “with…Texts.” line with this:
with the Invariant Sections being list their titles, with the Front-Cover Texts being list, and with the Back-Cover Texts being list. |
If you have Invariant Sections without Cover Texts, or some other combination of the three, merge those two alternatives to suit the situation.
If your document contains nontrivial examples of program code, we recommend releasing these examples in parallel under your choice of free software license, such as the GNU General Public License, to permit their use in free software.
Comunidade
Interagindo com a comunidade
- Contato: obtenha ajuda, discuta e mantenha contato!
- Exemplos minimalistas: estes são altamente recomendados ao discutir sobre LilyPond.
- Relatórios de erros: alguma coisa deu errado.
Melhorando o LilyPond
- Ajude-nos: sua assistência é requisitada.
- Patrocínio: contribuições financeiras.
- Desenvolvimento: para contribuidores e testadores.
- Google Summer of Code: ideias para o Google Summer of Code (GSoC).
- Autores: as pessoas que fizeram o LilyPond como ele é hoje.
Diversos
- Publicações: o que nós escrevemos e o que foi escrito sobre nós.
- Notícias: novidades do projeto LilyPond.
- Sótão: anúncios e registros de mudanças de versões anteriores, notícias antigas, etc.
Contato | ||
Exemplos minimalistas | ||
Relatórios de erros | ||
Ajude-nos | ||
Patrocínio | ||
Desenvolvimento | ||
Google Summer of Code | ||
Autores | ||
Publicações | ||
Notícias | ||
Sótão |
Contato
Discussões e ajuda do usuário
Lista de discussão de usuário: lilypond-user@gnu.org
Esta lista de discussão é o principal local para os usuários discutirem e ajudarem uns aos outros.
Nota: Ao fazer perguntas, por favor use Exemplos minimalistas!
LilyPond Snippet Repository
Em português “Repositório de trechos do LilyPond”, é uma grande coleção de exemplos enviados por usuários, que podem ser copiados e usados livremente em seus próprios trabalhos. Veja o que outras pessoas escreveram e adicione o seu!
https://lsr.di.unimi.it
Exemplos particularmente instrutivos do LSR estão incluídos em nossa documentação oficial, em Trechos.
IRC
Algum nível de suporte é fornecido em nosso canal de IRC,
#lilypond@irc.libera.chat
Este canal não tem arquivo público, então qualquer pergunta que possa ser útil para os outros seria melhor se publicada em uma das listas de discussão.
Outros idiomas
O blog do LilyPond
Leia o blog da nossa comunidade, ‘Scores of Beauty’:
https://lilypondblog.org
Lista de discussão de lançamento: info-lilypond@gnu.org
Esta lista de discussão é uma lista somente de leitura de baixo volume que recebe notificações de novas versões.
Discussões de desenvolvedores e traduções
Lista de discussão de desenvolvimento: lilypond-devel@gnu.org
Discussões de desenvolvedor ocorrem nesta lista. Patches também podem ser enviados aqui.
Lista de discussão de erros: bug-lilypond@gnu.org
Relatórios de erros e discussões devem ser enviados aqui. Não envie patches para esta lista.
Nota: Antes de enviar uma mensagem para a lista “bug”, leia nossas diretrizes para Relatórios de erros.
Lista de discussão de tradução: translations@lilynet.org
Todas as discussões sobre a tradução dos manuais do LilyPond devem ser enviadas aqui. Não envie patches para esta lista.
Exemplos minimalistas
O que são “Exemplos minimalistas”?
Um exemplo minimalista é um exemplo do qual nada pdoe ser removido.
Por que criá-los?
- Quanto mais simples é o exemplo, mais rapidamente os ajudantes em potencial podem entendê-lo e lhe ajudar.
- Um exemplo minimalista demonstra que você se esforçou para resolver o problema sozinho. Quando as pessoas enviam grandes quantidades de informações, parece que elas não se importam se as ajudamos ou não.
- Criar um pequeno exemplo ajuda você a entender o que está acontecendo. Muitos relatórios de problemas falsos podem ser evitados ao tentar criar um exemplo minimalista; se você não pode replicar um “erro” em um exemplo minimalista, então o problema provavelmente foi uma compreensão insuficiente do LilyPond, não um erro real!
Como criá-los?
-
Inclua o número de versão com
\version
. - Deixe-o pequeno! Exemplos sobre espaçamento ou layout de página podem exigir muitos compassos de música, mas a maioria dos problemas pode ser reproduzida usando menos de um único compasso.
-
Ao tentar criar um exemplo, tente comentar as seções (
%
ou%{ … %}
) do seu arquivo. Se você puder comentar algo enquanto ainda demonstra a ideia principal, remova o material comentado. - Evite usar notas, armaduras ou tempos complicados, a menos que o erro seja sobre o comportamento desses itens.
-
Não use os comandos
\override
ou\set
a menos que o erro seja sobre esses comandos específicos. - Opcionalmente, anexe uma imagem mostrando a saída gráfica desejada.
Quão minúsculo eles devem ser?
O código abaixo é um exemplo minimalista?
\version "2.14.1" \include "english.ly" \score { \new Staff { \key d \major \numericTimeSignature \time 2/4 <cs' d'' b''>16 <cs' d'' b''>8. %% Here: the tie on the D's looks funny %% Too tall? Left-hand endpoint is not aligned with the B tie? ~ <cs' d'' b''>8 [ <b d'' a''> ] } }
Bom, não é muito grande, mas um exemplo verdadeiramente minimalista é esse:
\version "2.14.1" { % middle tie looks funny here: <c' d'' b''>8. ~ <c' d'' b''>8 }
Muito poucos exemplos minimalistas excedem 10 linhas de código - frequentemente 4 linhas é suficiente para demonstrar o problema!
Relatórios de erros
Se você tiver entrada que resulta em uma falha ou saída errada, então isso é um erro.
Etapa 1: Erros conhecidos
Nós já podemos saber sobre esse erro. Verifique aqui:
https://gitlab.com/lilypond/lilypond/-/issues
Nota: Por favor, NÃO adicione relatórios de erros diretamente ao rastreador de erros. Depois que um problema for adicionado ao rastreador, sinta-se à vontade para adicionar mais informações a esse relatório.
Etapa 2: Criação de um relatório de erro
Se você descobriu um erro que não está listado, por favor nos ajude criando um relatório de erro.
Nota: Só aceitamos relatórios na forma de Exemplos minimalistas. Temos recursos muito limitados, então qualquer exemplo não minimalista será rejeitado. Quase todos os erros podem ser demonstrados em quatro notas ou menos!
Aqui está um exemplo de um bom relatório de erro:
% Accidentals should be printed for only % the first note in a tie, but this version % prints flats on both notes. \version "2.10.1" \relative c'' { bes1 ~ bes1 }
Etapa 3: Enviando um relatório de erro
Depois de verificar se o problema já não é conhecido e criar um relatório de erro, envie-o para nós!
- Se você está inscrito à lista de discussão bug-lilypond@gnu.org, envie um e-mail normal.
Etapa 4: Aguarde uma resposta
Uma vez que o seu relatório de erros foi enviado para a lista, o nosso Esquadrão de Erros irá examiná-lo; eles podem pedir mais informações. Você será notificado quando o relatório for adicionado ao rastreador de erros. Por favor, aguarde até 4 dias, pois temos um número limitado de voluntários para esta tarefa.
Depois que um erro for adicionado ao rastreador, você poderá comentar nele para adicionar mais informações. Para ser notificado automaticamente sobre qualquer atividade no “issue” do rastreador, você pode se inscrever clicando no símbolo do envelope ao lado do título da questão.
Ajuda opcional: mostre o comportamento desejado
Uma vez que um “issue” tenha sido adicionado ao rastreador, pode ser muito útil se pudermos ver a saída desejada. Sinta-se à vontade para adicionar código de entrada e/ou imagens (possivelmente criadas com outras ferramentas) que demonstrem como você acredita que deveria se parecer!
Ajude-nos
We need you!
Thank you for your interest in helping us — we would love to see you get involved! Your contribution will help a large group of users make beautifully typeset music.
Even working on small tasks can have a big impact: taking care of them allows experienced developers work on advanced tasks, instead of spending time on those simple tasks.
For a multi-faceted project like LilyPond, sometimes it’s tough to know where to begin. In addition to the avenues proposed below, you can send an e-mail to the lilypond-devel@gnu.org mailing list, and we’ll help you to get started.
Simple tasks
No programming skills required!
-
Mailing list support: answer questions from fellow users.
(This may entail helping them navigate the online documentation;
in such cases it may sometimes be appropriate to point them
to version-agnostic URL paths such as
/latest/
or/stable/
, which are automatically redirected.) - Bug reporting: help users create proper Relatórios de erros, and/or join the Bug Squad to organize Issues.
- Documentation: small changes can be proposed by following the guidelines for Documentation suggestions.
- LilyPond Snippet Repository (LSR): create and fix snippets following the guidelines in Adding and editing snippets.
- Discussions, reviews, and testing: the developers often ask for feedback about new documentation, potential syntax changes, and testing new features. Please contribute to these discussions!
Advanced tasks
These jobs generally require that you have the source code and can compile LilyPond.
Nota: We suggest that contributors using Windows or MacOS X do not attempt to set up their own development environment; instead, use Lilydev as discussed in Quick start.
Contributors using Linux or FreeBSD may also use Lilydev, but if they prefer their own development environment, they should read Working with source code, and Compiling.
Begin by reading Summary for experienced developers.
- Documentation: for large changes, see Documentation work.
- Website: the website is built from the normal documentation source. See the info about documentation, and also Website work.
- Translations: see Translating the documentation, and Translating the website.
- Bugfixes or new features: read Programming work.
Patrocínio
Recompensas
Antigamente,
- alguns usuários pagavam por novos recursos
- alguns desenvolvedores adicionaram novos recursos para contratação
O projeto LilyPond não organiza esses esforços; nós não endossamos nem desencorajamos tais acordos. Qualquer contrato entre particulares é o entre os indivíduos, não o nosso.
Diretrizes
Qualquer usuário que queira oferecer dinheiro em troca de trabalho deve ter em mente os seguintes pontos:
- Os desenvolvedores da LilyPond podem oferecer seus serviços nas listas de e-mail do lilypond de tempos em tempos.
- Quaisquer acordos entre particulares devem incluir as precauções normais ao realizar negócios: quem paga, quanto paga, com que método de pagamento e com que conjunto de condições. Sugerimos que qualquer ambiguidade ou incerteza nessas questões deve ser resolvida antes de qualquer trabalho começar.
Desenvolvimento
Desenvolvimento para LilyPond 2.23.9
Nota: Estas são as versões de desenvolvimento estável. Se você tem alguma dúvida sobre como usar ou instalar o LilyPond, nós pedimos que você use o Download estável e leia o Manuais estáveis.
Números de lançamento
Existem dois conjuntos de lançamentos para o LilyPond: lançamentos estáveis e lançamentos de desenvolvimento instáveis. As versões estáveis têm um número de versão ‘menor’ com numeração par (por exemplo, 2.8, 2.10, 2.12). As versões de desenvolvimento têm um número de versão ‘menor’ com números ímpares (por exemplo, 2.7, 2.9, 2.11).
Download
Instruções para git e compilação estão no guia do contribuidor.
Os escritores de documentação e testadores geralmente querem baixar o binário mais recente:
GNU/Linux x86_64: LilyPond 2.23.9
Guia do contribuidor
O desenvolvimento de LilyPond é um assunto bastante complicado. A fim de ajudar os novos colaboradores e manter todo o sistema (principalmente) estável, escrevemos um manual para tarefas de desenvolvimento.
- Guia do contribuidor (HTML dividido) -
o manual está dividido entre muitas páginas HTML.
(download pequeno para cada página) - Guia do contribuidor (HTML dividido) -
leia esse manual como uma gigantesca página HTML.
(download grande e único) - contributor.pdf -
baixe como um arquivo PDF.
(download grande e único, 1012K)
Testes de regressão
- Testes de regressão: Os testes de regressão desse lançamento. (versão pdf)
- Testes de MusicXML: Os testes de musicXML deste lançamento. (versão pdf)
- Testes de abc2ly: Os testes de abc2ly deste lançamento. (versão pdf)
- Testes de lilypond-book: Os testes de lilypond-book deste lançamento. (versão pdf)
Todas as versões
Manuais
Nota: Esses manuais são para o LilyPond 2.23.9; os manuais mais recentes podem ser encontrados em https://lilypond.org
Regular | ||
---|---|---|
Notação (HTML dividido) | Notação (HTML dividido) | notation.pdf |
Uso (HTML dividido) | Uso (HTML dividido) | usage.pdf |
Trechos (HTML dividido) | Trechos (HTML dividido) | snippets.pdf |
Google Summer of Code
What is Google Summer of Code?
GSoC is a global program that offers students stipends to write code for free software and open source projects during the summer. For three months students work to complete a given task as part of the project’s community and under the guidance of experienced mentors. The program is an excellent opportunity for students to gain experience with real-world software development and make a contribution that benefits everyone. It brings new contributors to LilyPond and enables students who are already involved to become more involved. LilyPond participates in GSoC as part of the GNU project.
We have had GSoC participants in 2012, 2015, 2016 and 2017. This site is current for the 2018 program.
Project Ideas List
Below is a list of GSoC project ideas (last update: May 2017), but if you have other ideas for a project you may complete within the three months of the program you’re welcome to make a suggestion on our developer mailing list (see Contato). There are a number of areas where LilyPond could be improved, and our development team is always willing to help those who would like to tackle a project similar to those listed below. As mentor availability varies from project to project and from year to year it is wise to get in touch with us as early as possible.
Per 2018 we have installed the new role of “Community Mentor”. We aim at assigning one Community Mentor to each active project who is not responsible for discussing the implementation or reviewing the code. Instead they will on the one hand discuss the design of the planned features from the (power) user perspective, and they will look after the communication between student and mentor, and between the two and the community.
A full list of all the current open issues can be found here.
Adopt the SMuFL music font encoding standard
For several years now a new standard for music fonts has been around: SMuFL, which is also discussed as becoming part of a future W3C standard for music encoding. As a FLOSS tool LilyPond should adhere to such an open standard instead of using an isolated solution like it does today. Adopting SMuFL will help integrating LilyPond with the world of music notation software and eventually give LilyPond users access to a wider selection of notation fonts.
Making LilyPond compliant to SMuFL includes remapping of the glyphs that are built from METAFONT sources, adjusting the glyphs’ metrics to SMuFL’s specifications, and finally updating the way LilyPond looks up and positions the glyphs. As an optional part of this project LilyPond’s font loading mechanism could be modified to use notation fonts installed as system fonts instead of inside the LilyPond installation.
Difficulty: Easy/medium
Requirements: C++ and willingness to get familiar with LilyPond internals.
Recommended: Interest and experience in working with font files. A little bit of METAFONT.
Mentors: Werner Lemberg, Abraham Lee
Adding variants of font glyphs
- Adding ‘on’ and ‘between’ staff-line variants.
- Shorter and narrower variants of some glyphs for example, accidentals. Another, more specific example could be an ancient notation breve notehead coming in two variants one with a small or big ‘hole’ within it.
Difficulty: easy
Requirements: MetaFont, C++, good eye for details
Recommended knowledge: basic LilyPond knowledge
Mentor: Werner Lemberg
Improve/Extend Export to MusicXML
There is experimental support for exporting scores to MusicXML. So far there is limited coverage that should be extended, and the export should become more robust with regard to unconventionally organized input files. Several strategies can be thought of in that regard.
Significant progress in coverage has been made in a GSoC Project hosted by Frescobaldi in 2017, but there is still much to be done that could make a nice GSoC project.
Working in this project will mainly be done in the python-ly repository.
Difficulty: easy to hard (depending on the targeted improvements)
Requirements: Python, MusicXML
Mentor: Peter Bjuhr
Fix Beaming Patterns/Beam Subdivisions and Tuplets
Subdivision is an important way to improve the readability of beamed music. However, despite several attempts at fixing it LilyPond still does not always produce correct results. In order to properly fix this issue it seems necessary to rewrite the responsible code from the ground up. Much work has already been done assessing the issue (see this discussion and this work-in-progress document).
In the course of this assessment it has been found that LilyPond’s conception of tuplets is somewhat flawed as well (see this discussion), and that this has to be fixed as well.
Difficulty: medium
Requirements: C++
Recommended knowledge: Good musical and mathematical understanding of timing issues
Mentors: Urs Liska, Carl Sorensen
Frescobaldi Extensions
Starting with the current release 3.1 Frescobaldi has an extension API that allows the easy integration of arbitrary functionality in the editing environment. These could range from, say, document statistics and accounting functionality to fancy features like a built-in video chat client or a stock market ticker.
We would welcome project suggestions about arbitrary Frescobaldi extensions of appropriate complexity that add substantial functionality for working with LilyPond scores which might not be suitable to be included into Frescobaldi itself.
As suggestions and examples may serve: a project management extension that can manage repetoire of arbitrary complexity, handle the generation of template files and the compilation process. Or an extension to manage the openLilyLib infrastructure.
Difficulty: easy/medium
Requirements: Python, (PyQt)
Optional: GUILE Scheme (if functionality involves LilyPond internals)
Mentor: Urs Liska
Support for Style Sheets
LilyPond’s engraving output can be tweaked to the least detail, and one important addition in recent years was the ability to use alternative notation fonts. It is possible to create reusable modules for “house styles”, but this project aims at bringing this to a new level by creating a convenient extension package with support for creating, applying, and sharing modular style sheets. We are looking for a hierarchical structure that allows to mix and match style elements for “house” (e.g., “my-personal-style”, “client-a”, “client-b” etc.), score type, paper size etc.
Work can be built upon the existing notation-fonts openLilyLib package. We would like to see a further improvement of the loading mechanism for notation fonts (for example a better separation of loading notation and text fonts) as part of the project, and optionally (this would involve working on Lilypond’s C++ code) support for notation fonts that are installed system-wide.
Difficulty: medium
Requirements: Scheme, aesthetic competence
Recommended: sense of building hierarchical frameworks
Optional: C++ (for font loading internals)
Mentor: Abraham Lee
Community Mentor: Kieren MacMillan
Contemporary Notation
LilyPond is very good at creating non-standard notation. Having to code every graphical element instead of simply drawing it may seem cumbersome but is in fact a strong asset. New notational functionality can be provided with consistent appearance, automatic layout and a natural syntactic interface.
Within the openLilyLib library system the student will create a fundamental infrastructure and building blocks to make creating contemporary notation easier. Additionally (at least) one concrete package is developed to cover specific contemporary notation, such as for example the style of a given composer, extended playing techniques for a specific instrument or a certain category of effects.
Difficulty: medium
Requirements: Scheme (interaction with LilyPond internals), contemporary notation techniques
Recommended: sense of building hierarchical frameworks
Mentors: NN, Urs Liska
Implement a System to Handle Scores System by System
One strategy that may improve the issue of LilyPond’s compilation time is to handle scores in a system-by-system manner through partial compilation. This project explores one approach to achieve this and may lay the ground for future development towards a “LilyPond server”. It is very ambitions because it involves working with LilyPond’s internals and optionally a reference user interface in Frescobaldi.
The idea behind this project is the implementation of a music viewer that doesn’t display pages but sees a scores as a continuous sequence of systems that are stitched together. LilyPond can produce such a sequence of files, and it can be made aware of the moments of each line break. That way only systems have to be recompiled that are affected by a modification, thus saving significant waiting times. Optionally there could be new engraving modes in LilyPond that don’t try to optimize the line breaking, saving even more time, at least while in content editing mode.
The project is fairly complex and has many more aspects than could be listed on this page. So if you are interested in this please get in touch with us as early as possible to evaluate options and discuss the topics before you write an application.
Difficulty: hard
Requirements: LilyPond/Scheme, Python/PyQt
Optional: C++ if it’s necessary to modify LilyPond itself
Mentors: NN (, Urs Liska)
Community Mentor: Kieren MacMillan
Information for Applicants/Participants
In order to have a satisfying experience with GSoC applicants are strongly advised to thoroughly read the following recommendations. Some of these are relevant for the application process, others for the time within the project.
- Read all applicable information on the program’s website, particularly the students’ manual. Make sure you fulfil all of Google’s prerequisites and are willing to join the program as a full-time commitment over the coding period of three months.
- Please get in touch with us as soon as possible if you are interested in applying with a project. Mentor availability may change without notice, project proposals may need fine-tuning, and many other reasons might require us to reject or ignore an application that hasn’t been discussed before.
- We do not know in advance how many “slots” we will have available for projects, so please be aware that you may find yourself in competition with other applicants or not. Interested or even enthusiastic response from our mentors is no guarantee of eventually being accepted, and not being accepted does not necessarily indicate a negative evaluation of your application. If we have to decide between different applicants there may be various aspects to consider.
- Integration in the LilyPond community is a fundamental part of GSoC, and we expect our students to make substantial efforts to become community members. Within the bonding period we expect you to write a blog post about your project (either on Scores of Beauty or on any other blog) and to be active on our mailing lists, introducing yourself but also communicating about unrelated tasks. This goes beyond the mere setting up of a working environment and familiarizing yourself with the relevant code, but we think it is crucial for the GSoC project to be mutually satisfying.
- If you are accepted to the program you will have one mentor explicitly assigned to your project. With this mentor you will have to agree upon a communication strategy, be it emails, chatrooms, issue trackers or voice/video chats. Regular communication is absolutely crucial for the success of a GSoC project so you are stricly required to keep talking to your mentor. But keep in mind that your mentor has explicitly taken over the responsibility for your project, and while unlike you he isn’t paid for this activity you are still entitled to get regular attention from him.
- In order to get support from your mentor you have to give him a chance to follow your progress and efforts. Therefore it is important to regularly commit your changes to the versioning repository you are working on. Don’t hesitate making unfinished code available because you are afraid of criticism, and don’t suppress questions because you think they might be considered stupid. But ideally your code should at any time be accompanied by compatible testing code. Your mentor may not be able to properly assess your code by only reading it without the opportunity to apply it in a real example.
There is a list of inactive projects in the Sótão. We list projects there that are still considered valuable but for which there are currently no mentors available.
Autores
Equipe de desenvolvimento atual
- Jean Abou Samra: jean@abou-samra.fr, Factotum
- Colin Campbell: cpkc.music@shaw.ca, Patch Meister
- Dan Eble: nine.fierce.ballads@gmail.com, Core developer
- Jonas Hahnfeld: hahnjo@hahnjo.de https://www.hahnjo.de/ Core developer, release unbreaker, GitLab manager
- Phil Holmes: mail@philholmes.net http://www.philholmes.net Build unentangler, Bug squad member
- David Kastrup: dak@gnu.org, hard core developer, user and programming interfaces, bug squashing and swamp drainage.
- Werner Lemberg: wl@gnu.org, Fonts, bug squasher
- Han-Wen Nienhuys: hanwen@xs4all.nl, https://www.xs4all.nl/~hanwen/, Main author
- Francisco Vila: Translation Meister
Equipe de desenvolvimento anterior
- Mats Bengtsson: mats.bengtsson@ee.kth.se, https://www.kth.se/profile/matben/, Support guru
- Bertrand Bordage: bordage.bertrand@gmail.com, Core developer, font designer
- Trevor Daniels: t.daniels@treda.co.uk, Assistant documentation editor
- Colin Hall: Bug Meister
- Ian Hulin: Core developer
- Reinhold Kainhofer: reinhold@kainhofer.com, https://reinhold.kainhofer.com, Core developer, Music2xml wrangler
- Pedro Kroeger: Build Meister
- Jonathan Kulp: Assistant documentation editor
- James Lowe: Documentation, Patch Meister
- Joe Neeman: Core developer
- Jan Nieuwenhuizen: janneke@gnu.org, https://JoyofSource.com, https://AvatarAcademy.nl, Main author
- John Mandereau: john.mandereau@free.fr, Translation Meister
- Patrick McCarty: SVG guru, bug squad member, bug squasher, text handling
- Graham Percival: https://percival-music.ca, Bug Meister, Grand Documentation Project leader
- Mark Polesky: Documentation, Code cleanup
- Neil Puttock: Core developer
- Jürgen Reuter: reuter_j@web.de, https://www.juergen-reuter.de, Ancient notation
- Mike Solomon: mike@mikesolomon.org, Core developer, Frog Meister
- Erik Sandberg: Bug Meister
- Nicolas Sceaux: Core developer, Schemer extraordinaire
- Carl Sorensen: c_sorensen@byu.edu, Core developer
- Valentin Villenave: Core developer
- Janek Warchoł: janek.lilypond@gmail.com, Core developer
Contribuidores atuais
Programação
Erlend E. Aasland, Kevin Barry, Tim Burgess, Thibaut Cuvelier, Jefferson Felix, David Stephen Grant, Masamichi Hosoda, Martin Joerg, Michael Käppler, Thomas Morley, Lukas-Fabian Moser, Martin Neubauer, Knut Petersen, Valentin Petzel, Pete Siddall, Alen Šiljak, Timofey
Fonte
Johannes Feulner, Owen Lamb
Documentação
Michael Käppler, Thomas Morley, John Wheeler
Tradução
Federico Bruni, Dénes Harmath, Guyutongxue, Chengrui Li, Jean-Charles Malahieude
Contribuidores anteriores
Programação
Erlend Aasland, Maximilian Albert, Aleksandr Andreev, Guido Amoruso, Don Armstrong, Guido Aulisi, Joe Austin, Sven Axelsson, Kevin Barry, Robin Bannister, Kristof Bastiaensen, Étienne Beaulé, Davide Bonetti, Frédéric Bron, Federico Bruni, Nathan Chou, Juliusz Chroboczek, Peter Chubb, Angelo Contardi, Vicente Solsona Della, Hajo Dezelski, Michael Welsh Duggan, Hassan Elfatihi, David Feuer, Bertalan Fodor, Richard Gay, Mathieu Giraud, Frederic Gohier, Lisa Opus Goldstein, Adam Good, John Gourlay, David Stephen Grant, Torsten Hämmerle, Yuval Harel, Andrew Hawryluk, Karlin High, Christian Hitz, Karin Hoethker, Rutger Hofmann, Marc Hohl, Masamichi Hosoda, Bernard Hurley, Yoshinobu Ishizaki, Chris Jackson, Felix Janda, David Jedlinsky, Heikki Junes, Michael Käppler, Thomas Klausner, Marek Klein, Mark Knoop, Michael Krause, Tobias Kretschmar, Jean-Baptiste Lamy, John Lemcke, Patrice Levesque, Vincent Le Ligeour, Jonatan Liljedahl, Urs Liska, Peter Lutek, Kieren MacMillan, Andrew Main, John Mandereau, Hendrik Maryns, Malte Meyn, Thomas Morgan, Thomas Morley, Paul Morris, Lukas-Fabian Moser, Alexander Myltsev, David Nalesnik, Matthias Neeracher, Martin Neubauer, Joram Noeck, Keith OHara, Justin Ohmie, Tatsuya Ono, Antonio Ospite, Benkő Pál, Benjamin Peterson, Knut Petersen, Matthew Peveler, Guy Gascoigne-Piggford, Anders Pilegaard, Henning Hraban Ramm, Nathan Reed, Julien Rioux, Johannes Rohrer, Ben Rudiak-Gould, Stan Sanderson, Andreas Scherer, Johannes Schindelin, Patrick Schmidt, Devon Schudy, Boris Shingarov, Kim Shrier, Edward Sanford Sutton, Adam Spiers, Tim Starling, David Svoboda, Simon Tatham, Heikki Taurainen, Piers Titus van der Torren, Owen Tuz, Sebastiano Vigna, Jan-Peter Voigt, Arno Waschk, Bernhard M. Wiedemann, John Williams, Andrew Wilson, Jaap de Wolff, Milan Zamazal, Rune Zedeler, Boris-Chengbiao Zhou, Rodolfo Zitellini
Fonte
Jay Anderson, Tom Cato Amundsen, Torsten Hämmerle, Marc Hohl, Masamichi Hosoda, Chris Jackson, Alexander Kobel, Daniel Benjamin Miller, Abraham Lee, Keith OHara, Carsten Steger, Arno Waschk, Rune Zedeler
Documentação
Erlend Aasland, Simon Albrecht, Trevor Bača, Kevin Barry, Bernhard Bloechl, Alard de Boer, Frédéric Bron, Federico Bruni, Torsten Hämmerle, Jay Hamilton, Joseph Harfouch, Andrew Hawryluk, Karlin High, Cameron Horsburgh, Geoff Horton, Masamichi Hosoda, Heikki Junes, Michael Käppler, Kurtis Kroon, Davide Liessi, Urs Liska, Dave Luttinen, Kieren MacMillan, Jean-Charles Malahieude, Malte Meyn, Christian Mondrup, Mike Moral, Thomas Morley, Paul Morris, Eyolf Østrem, Ralph Palmer, Pierre Perol-Schneider, François Pinard, Noam Postavsky, David Pounder, Michael Rasmussen, Till Rettig, Pavel Roskin, Patrick Schmidt, Andrej Shadura, Alberto Simoes, Fr. Samuel Springuel, Guy Stalnaker, Greg Swinford, Martin Tarenskeen, Arnold Theresius, Anh Hai Trinh, Eduardo Vieira, Stefan Weil, Rune Zedeler, Rodolfo Zitellini
Esquadrão de erros
Simon Albrecht, James E. Bailey, Federico Bruni, Eluze, Phil Holmes, Derek Klinge, Marek Klein, Urs Liska, Kieren MacMillan, Ralph Palmer, Dmytro O. Redchuk
Suporte
Simon Albrecht, Eluze, Anthony Fok, Christian Hitz, Marc Hohl, Phil Holmes, Chris Jackson, Heikki Junes, Marek Klein, Urs Liska, Alex Loomis, Kieren MacMillan, Tim McNamara, Thomas Morley, Paul Morris, David Nalesnik, Ralph Palmer, Pierre Perol-Schneider, Neil Puttock, David Svoboda, Tao
Tradução
Caio Barros, Alard de Boer, Federico Bruni, Luca Rossetto Casel, Felipe Castro, Abel Cheung, Frédéric Chiasson, Simon Dahlbacka, Orm Finnendahl, Rafael Fontenelle, Pavel Fric, Hiroshi Fukuhara, Walter Garcia-Fontes, David González, Tommaso Gordini, Nicolas Grandclaude, Erika Griechisch, Dénes Harmath, Damien Heurtebise, Masamichi Hosoda, Bjoern Jacke, Matthieu Jacquot, Neil Jerram, Heikki Junes, Nicolas Klutchnikoff, Jean-Charles Malahieude, Adrian Mariano, Christian Mondrup, Tineke de Munnik, Steven Michael Murphy, Till Paala, François Pinard, Gauvain Pocentek, Till Rettig, Ludovic Sardain, Yoshiki Sawada, Thomas Scharkowski, Clytie Siddall, August S. Sigov, Roland Stigge, Tomohiro Tatejima, Paco Tomillo, Risto Vääräniemi, Andrea Valle, Ralf Wildenhues, Olcay Yıldırım
Publicações
O que nós escrevemos sobre o LilyPond
- Server Acim. GNU/LilyPond (Turkish Language). 2013. (PDF 2100k).
- Graham Percival. Sustainability in F/OSS: developers as a non-renewable resource. In Rencontres Mondiales du Logiciel Libre 2010 (RMLL2010), 2010. (PDF 333k).
- Han Wen Nienhuys and Jan Nieuwenhuizen. LilyPond, a system for automated music engraving. In Colloquium on Musical Informatics (XIV CIM 2003), May 2003. (PDF 95k).
- Han Wen Nienhuys. LilyPond, Automated music formatting and the Art of Shipping. In Forum Internacional Software Livre 2006 (FISL7.0), 2006. (PDF 1095k).
- Margarethe Maierhofer Lischka & Florian Hollerweger. Lilypond: music notation for everyone!. In Linux Audio Conference 2013 (LAC2013), 2013. (PDF 890k).
- Reinhold Kainhofer. OrchestralLily: A Package for Professional Music Publishing with LilyPond and LATEX. In The Linux Audio Conference 2010 (LAC2010), 2010. (PDF 767k).
- Erik Sandberg. Separating input language and formatter in GNU LilyPond. Master’s thesis, Uppsala University, Department of Information Technology, March 2006. (PDF 750k).
- Francisco Vila. Tipografía musical para la educación y análisis de la dinámica del software libre (Spanish language). PhD thesis, Universidad de Extremadura, 2015. (PDF 20M).
O que as pessoas fizeram com o LilyPond
- Kevin C. Baird. Real-time generation of music notation via audience interaction using python and GNU LilyPond. In New Interfaces for Music Expression, May 2005.
- Alexandre Tachard Passos, Marcos Sampaio, Pedro Kröger, and Givaldo de Cidra. Functional Harmonic Analysis and Computational Musicology in Rameau. In Proceedings of the 12th Brazilian Symposium on Computer Music, pages 207–210, 2009.
- Graham Percival, Tosten Anders, and George Tzanetakis. Generating Targeted Rhythmic Exercises for Music Students with Constraint Satisfaction Programming. In International Computer Music Conference, 2008.
- Alberto Simões, Anália Lourenço, and José João Almeida. (J. Neves et al., editor). Using Text Mining Techniques for Classical Music Scores Analysis. In New Trends in Artificial Intelligence, 2007.
Se você está ciente de qualquer outro academic papers que possa ser listado aqui, por favor nos avise escrevendo uma mensagem para a lista de discussão bug-lilypond. Se você ainda não está inscrito, pode fazê-lo na página de info da lista.
Notícias
LilyPond 2.19.81 lançado 28 de janeiro de 2018
Estamos felizes em anunciar o lançamento do LilyPond 2.19.81. Esta versão está disponível para a versão 2.20. Se você precisar de uma versão estável do LilyPond, recomendamos usar a versão 2.18.
LilyPond 2.18.2 lançado! 23 de março de 2014
Temos o orgulho de anunciar o lançamento do GNU LilyPond 2.18.2. O LilyPond é um programa de gravação de música dedicado a produzir a partitura musical da mais alta qualidade possível. Traz a estética da música tradicionalmente gravada para impressões de computador.
Esta versão fornece várias atualizações para o 2.18.0, incluindo manuais atualizados. Recomendamos que todos os usuários atualizem para esta versão.
Dois projetos do LilyPond no Google Summer of Code 2016 23 de abril de 2016
Estamos felizes em ver dois estudantes, Nathan Chou e Jeffery Shivers, trabalhando no LilyPond como participantes do Google Summer of Code deste ano. Esperamos que eles produzam ótimos resultados e permaneçam na comunidade de desenvolvedores posteriormente.
Nathan vai lidar com uma limitação irritante, ou seja, a incapacidade de chaves para cruzar vozes. Seu trabalho fará uma série de soluções obsoletas e feias. Jeffery levará o pacote ScholarLY [1] para a qualidade de produção e adicionará um pacote LaTeX a ele, tornando possível criar belos dados críticos a partir de dados codificados diretamente na pontuação de LilyPond.
LilyPond 2.18.0 lançado! 29 de dezembro de 2013
Temos o orgulho de anunciar o lançamento do GNU LilyPond 2.18.0. O LilyPond é um programa de sistema de gravura de música dedicado a produzir a partitura musical da mais alta qualidade possível. Traz a estética da música tradicionalmente gravada para impressões de computador.
Entre as inúmeras melhorias e mudanças, o seguinte pode ser mais o visível:
- Muitos itens agora são posicionados usando o contorno real em vez de uma caixa delimitadora retangular. Isso reduz muito a ocorrência de grandes lacunas disformes.
-
Conjuntos e substituições agora podem usar a sintaxe
\override Voice.TextSpanner.bound-details.left.text = "rit."
instead of the previous
\override Voice.TextSpanner #'(bound-details left text) = "rit."
-
Tercinas com um determinado tamanho de grupo agora podem ser
escritos como
\tuplet 3/2 4 { c8 c c c c c }
em vez de
\times 2/3 { c8 c c } \times 2/3 { c8 c c }
Uma lista completa de novos recursos notáveis é fornecida em:
https://lilypond.org/doc/v2.18/Documentation/changes/index.html
Muito obrigado ao grande número de entusiastas do LilyPond, cujo apoio financeiro permitiu que um dos principais desenvolvedores, David Kastrup, se concentrasse exclusivamente no LilyPond durante todo o ciclo de desenvolvimento.
LilyPond 2.18 foi trazido para você por
- Desenvolvedores principais:
Bertrand Bordage, Trevor Daniels, Colin Hall, Phil Holmes, Ian Hulin, Reinhold Kainhofer, David Kastrup, Jonathan Kulp, Werner Lemberg, John Mandereau, Patrick McCarty, Joe Neeman, Han-Wen Nienhuys, Jan Nieuwenhuizen, Graham Percival, Mark Polesky, Neil Puttock, Mike Solomon, Carl Sorensen, Francisco Vila, Valentin Villenave, Janek Warchoł
- Contribuidores centrais:
Aleksandr Andreev, Frédéric Bron, Torsten Hämmerle, Marc Hohl, James Lowe, Andrew Main, Thomas Morley, David Nalesnik, Keith OHara, Benkő Pál, Anders Pilegaard, Julien Rioux, Johannes Rohrer, Adam Spiers, Heikki Tauriainen
- Escritos de documentação:
Frédéric Bron, Federico Bruni, Colin Campbell, Urs Liska, James Lowe, Thomas Morley, Jean-Charles Malahieude, Guy Stalnaker, Martin Tarenskeen, Arnold Theresius, Rodolfo Zitellini
- Esquadrão de erros:
Colin Campbell, Eluze, Marc Hohl, Phil Holmes, Marek Klein, Ralph Palmer
- Equipe de suporte:
Colin Campbell, Eluze, Marc Hohl, Marek Klein, Kieren MacMillan, Urs Liska, Ralph Palmer
- Tradutores:
Federico Bruni, Luca Rossetto Casel, Felipe Castro, Pavel Fric, Jean-Charles Malahieude, Till Paala, Yoshiki Sawada
e vários outros contribuidores.
Notícias antigas
Notícias mais antigas podem ser encontradas no Sótão, junto com anúncios antigos e registros de mudanças
Sótão
Anúncios
Anúncios e notícias por versão: v2.16, v2.14, v2.12, v2.10, v2.8, v2.6, v2.4, v2.2, v2.0, v1.2, v1.0, v0.1
Lista descritiva de mudanças por versão: v2.16, v2.14, v2.12, v2.10, v2.8, v2.6, v2.4, v2.2, v2.0, v1.8, v1.6, v1.4, v1.2
Obrigado
Obrigado aos desenvolvedores, contribuidores, caçadores de erros e sugestões para v2.16, v2.14, v2.12, v2.10, v2.8, v2.6, v2.4, v2.2, v2.0, v1.8
Registro de mudanças
“Changelogs” dos desenvolvedores por versão: v2.10, v2.3, v2.1, v1.5 (1), v1.5 (2), v1.4, v1.3, v1.2, v1.1, v1.0, v0.1, v0.0
Inactive Google Summer of Code project suggestions
The following list describes GSoC projects that had been proposed in recent years and which are still considered valuable but for which we currently don’t have mentors available.
Automated testing and documentation for openLilyLib
openLilyLib is an extension framework for LilyPond code providing a “snippets” repository and a suite of integrated packages such as for example page layout tools or scholarly annotations. It is very powerful and promising, but to really get off the ground two features are missing: automated testing and documentation generation.
Automated testing is necessary to ensure modifications to functionality don’t break other functions within the library. There is already some Automated Testing of the “snippets” repository with Github’s Travis server, but this has to be reconsidered and extended to cover the standalone packages too.
In order to be usable for a wider range of LilyPond users on a “consumer level” openLilyLib needs proper documentation. This documentation has to be generated from the sources, so a system is needed that requires package authors to document the input files and provide additional usage examples, from which documentation is generated. Ideally but not necessarily this is implemented as a Git hook, i.e. automatically upon each update to the repository. We don’t prescribe the tools and approaches to be used, but the most widely used language in the LilyPond domain is Python, so there would be some bias towards that. Alternatively a Scheme solution could be fine so generating the documentation would actually be triggered by “compiling” a certain LilyPond input file. In general it is advisable to make use of proven concepts and tools from other languages.
The eventual output of the documentation should be a static HTML site that can be viewed locally and/or uploaded to a website. But it would be beneficial if the tool would first generate an intermediate representation (e.g. a JSON file with additional media files) from which a Single Page Application could retrieve content for display on openLilyLib’s website. Development of such a SPA can be part of the GSoC project, but is optional.
Difficulty: medium
Requirements: Python or Scheme, static website generator(s) or (Node.js based) dynamic web application technology. Continuous Integration (can be learned during the bonding period)
MusicXML
Improving MusicXML import and export functions:
File interchange between LilyPond and other applications using MusicXML
is still a difficult matter. To import MusicXML it has to be converted
manually by the musicxml2ly
script. Export to MusicXML is
only available as a rudimentary feature inside Frescobaldi. In order to
provide natural interchange between LilyPond and MusicXML based
applications there’s the need of actual import functionality and a
dedicated export backend.
Importing XML shall provide file, line and column to add origin attributes to generated objects. That way point and click can be made available in Frescobaldi or other supported IDEs.
Exporting XML shall be realized with an exporter class like the MIDI export. This may be based on the work already done in GSoC 2015 by David Garfinkle. It should be checked if it is possible to use another XML library than the one provided by guile-2 in order to have this feature available in current LilyPond (which is based on guile-1.8).
Difficulty: medium
Requirements: MusicXML, Python, Scheme, basic LilyPond knowledge
Recommended: Familiarity with other scorewriters (for cross-testing)
Improve slurs and ties
The engraving quality of slurs and ties is often unsatisfactory. Ties ‘broken’ by clef or staff changes are not handled well. The project could include collecting and sorting examples of bad output, deciding on the intended output and writing code to improve them.
Difficulty: hard
Requirements: C++, experience with writing heuristics
Recommended knowledge: LilyPond knowledge, aesthetic sense
Grace notes
Fix problems with synchronization of grace notes. Grace notes can interfere with LilyPond’s timing and cause odd effects, especially when multiple staffs are used where some have grace notes and others don’t. This is one of the longest-standing and one of the more embarrassing bugs in LilyPond.
Difficulty: medium
Requirements: C++, MIDI
Recommended: familiarity with LilyPond internals
Improve default beam positioning
For regular, cross-staff, broken and kneed beams. Beaming should depend on context and neighbor notes (see section 2.2 of this book). If possible also reduce beaming-computation time.
Difficulty: medium
Requirements: C++, experience with writing heuristics
Recommended knowledge: aesthetic sense
Help improve compilation behavior
Automatic code analysis tools, like valgrind memory leak detection or callgrind code profilers, provide valuable information about possible flaws in our C++ code. Cleaning up warnings would allow us to automate the rejection of any patch which introduced extra warnings.
Difficulty: medium
Requirements: C++