Entrada de texto

“Compilando” música

nereid-shot-small

(clique para ampliar)

LilyPond é um sistema compilado: é executado em um arquivo de texto descrevendo a música. A saída resultante é visualizada na tela ou impressa. De certa forma, o LilyPond é mais semelhante a uma linguagem de programação do que o software de edição de partituras gráficas.

Você não escreve músicas arrastando notas de uma barra de ferramentas gráfica e colocando-as em uma partitura de atualização dinâmica; você escreve música digitando texto. Este texto é interpretado (ou “compilado”) pelo LilyPond, que produz partituras lindamente gravadas.

As pessoas acostumadas a interfaces gráficas podem precisar aprender uma nova maneira de trabalhar, mas os resultados definitivamente valem a pena!

Nota: Apresentamos uma rápida visão geral da nossa entrada de texto – não é tão complicado quanto parece! Não se preocupe em entender todos os detalhes nesses exemplos; nossa documentação para iniciantes abrange tudo em um ritmo muito mais gradual.

É tão simples quanto A B C

As notas são codificadas com letras e números. Comandos especiais são inseridos com barras invertidas.

text-input-1-annotatetext-input-1-output

As alterações são feitas com nomes diferentes: adicione -is para sustenido e -es para bemol (nomes de notas holandesas, outros idiomas estão disponíveis). LilyPond descobre onde colocar os acidentes.

text-input-2-annotatetext-input-2-output

Música popular

Coloque acordes e letras juntos para obter uma partitura principal:

text-input-pop-annotatetext-input-pop-output

Partes orquestrais

O arquivo de entrada contém as notas da peça musical. Partituras e partes podem ser feitas a partir de um único arquivo de entrada, de modo que a alteração de uma nota sempre afeta a pontuação e as partes. Para poder incluir a mesma música em vários lugares, a música é atribuída a uma “variável” (um nome).

text-input-parts-both-annotate

Esta variável é então usada em uma única parte (aqui transposta, com restos condensados abrangendo várias medidas):

text-input-parts-single-annotatetext-input-parts-single-output

A mesma variável é usada na partitura completa (aqui na altura de concerto):

text-input-score-annotatetext-input-score-output

Documentação para iniciante

Sabemos que muitos usuários acham essa maneira de inserir músicas um pouco estranha. Por esse motivo, escrevemos uma extensa documentação para ajudar novos usuários, começando com o Aprendizagem. O Manual de Aprendizagem é o melhor lugar para começar, já que muitas perguntas são respondidas antes de aparecerem!

Ocasionalmente, novos usuários ficam desnecessariamente confusos por alguns aspectos do comportamento de LilyPond. Por favor, leia este manual antes de duvidar se o LilyPond está funcionando corretamente.

Informações mais detalhadas estão disponíveis em Manuais.

Ben Lemon, um usuário do LilyPond, criou uma série de tutoriais em vídeo em seu blog e que se destina a novos usuários.

Ambientes de edição facilitada

lilykde-screenshot-small

(clique para ampliar)

O LilyPond está principalmente preocupado em produzir partituras gravadas de alta qualidade; criar uma interface gráfica do usuário (GUI) nos distrairia dessa meta. No entanto, existem outros projetos destinados a facilitar a criação de arquivos de entrada do LilyPond.

Alguns ambientes de edição incluem realce de sintaxe, conclusão automática de comandos e modelos pré-fabricados. Outros programas realmente fornecem uma interface gráfica que permite a manipulação direta de uma pontuação gráfica. Para mais informações, consulte Edição facilitada.

Para onde agora?

Você está agora pronto para baixar o LilyPond. Ainda não está convencido? Leia sobre Edição facilitada.


Validation

Valid HTML 4.01 Transitional