Recursos

Excelente gravação clássica

flat-design

O LilyPond permite que os músicos produzam partituras elegantes e fáceis de ler. Sua comunidade de desenvolvedores gastou milhares de horas desenvolvendo softwares poderosos de gravação de músicas que resultam em músicas lindamente gravadas. Todas as configurações de estilo, designs de fontes e algoritmos do LilyPond foram inspirados pela melhor música gravada à mão. A saída de LilyPond tem a mesma aparência forte, equilibrada e elegante que as partituras clássicas mais bem gravadas. Isto é explicado mais adiante em nosso Ensaios.

Entrada de texto

Tudo é explícito

O LilyPond processa a entrada de texto, que contém todas as informações sobre o conteúdo da sua partitura e pode ser facilmente lida por qualquer ser humano ou outro programa. Não há configurações obscuras escondidas atrás de itens de menu e armazenamento de arquivos binários.

Leia mais sobre esse conceito em Entrada de texto.

Os ajustes são robustos e rastreáveis

Se você tiver que alterar alguma coisa no layout, esse ajuste também estará explicitamente visível no arquivo de entrada em formato legível, assim você sempre poderá refazer o que você fez. Se você acidentalmente quebrar qualquer coisa, você pode facilmente reverter ou modificar qualquer decisão sem estar à mercê de uma função Desfazer.

Arquivos de texto são à prova de falhas e futuros

Arquivos de texto são muito robustos contra corrupção de arquivos. E como eles são legíveis para humanos, você sempre poderá interpretá-los mesmo que não tenha acesso aos programas que os criaram.

Gerencie suas partituras com controle de versão

Arquivos de texto são aplicáveis para serem gerenciados pelo controle de versão. Vá em frente e experimente mecanismos infinitos e seletivos de desfazer/refazer e o histórico completo de desenvolvimento de suas partituras. O controle de versão também pode abrir novos fluxos de trabalho (colaborativos) para você.

Usabilidade

lilypond-book

Opções de layout efetivas

Gaste menos tempo com ajustes da saída; LilyPond obtém a formatação correta desde o início. Ele determina o espaçamento sozinho e quebra linhas e páginas para fornecer um layout uniforme e apertado. Confrontos entre letras, notas e acordes são resolvidos e legatos e barras de ligação são inclinados para baixo, automaticamente!

Misture música e texto

Coloque fragmentos de música em textos sem recortar e colar fotos. Integre música ao LaTeX ou HTML sem problemas, ou adicione música ao OpenOffice.org e ao LibreOffice com OOoLilyPond. Plugins também estão disponíveis para permitir o código do LilyPond em vários blogs e wikis, possibilitando a colaboração on-line.

Acessibilidade

A entrada baseada em texto também possibilita a gravação de partitura para usuários com deficiências físicas graves. Usuários com destreza prejudicada que não conseguem digitar ou controlar um mouse de computador podem usar software de reconhecimento de fala para editar arquivos LilyPond. Mesmo os usuários que são totalmente cegos podem usar o software de leitura de tela para escrever arquivos LilyPond – uma tarefa impossível em programas de criação de partituras baseados em gráficos. Você pode ver uma partitura espetacular em Exemplos.

Diversidade do editor

Vários desenvolvedores, eles mesmos usuários ativos do LilyPond, escreveram ferramentas especificamente voltadas para tornar o processo de edição de arquivos do LilyPond mais rápido e mais efetivo; você não está vinculado a uma única interface de usuário, mas pode usar ferramentas diferentes para tarefas diferentes. Você pode até usar um editor completo do LilyPond em casa e usar o aplicativo de bloco de notas do seu celular para editar os arquivos em movimento. Para alguns exemplos, veja Edição facilitada.

Design extensível

Gerenciamento fácil de folhas de estilo

Todas as configurações de layout podem ser alteradas para se adequarem ao seu gosto tipográfico pessoal. Assim, você pode escrever facilmente folhas de estilo que mudam todos os aspectos da aparência padrão das partituras da LilyPond. Como estes também são escritos como texto e podem ser armazenados em arquivos separados, você pode simplesmente alternar entre duas folhas de estilo para produzir partituras com uma aparência ou layout completamente diferente. Você deseja imprimir uma partitura em papel A4 e projetá-la com um projetor, um sistema por página? O mecanismo de layout do LilyPond produzirá facilmente ambos a partir da mesma entrada.

Adicione suas próprias funções

Se isso ainda não for suficiente, há sempre a linguagem de script interna Scheme, que pode acessar o mecanismo de layout do LilyPond no mesmo nível que o próprio LilyPond, tornando-se uma ferramenta muito poderosa. Configurações, variáveis e funções estão documentadas no manual de referência do programa.

Processa partituras programaticamente

Os arquivos de entrada do LilyPond podem ser totalmente editados ou até gerados por programas e scripts. Isso pode ser usado, por exemplo, para composição algorítmica. Mas você também pode acessar o conteúdo musical para análise ou gerenciar fragmentos de entrada em um banco de dados. Não há limitações, exceto sua imaginação.

Crie novas ferramentas usando o LilyPond

Como o LilyPond não é um programa de interface gráfica monolítico, e sim uma ferramenta de linha de comando, ele também pode ser usado em outros aplicativos. Desta forma, é possível equipar ferramentas como, por exemplo, aplicativos web com poder de gravação de LilyPond. Já existem várias ferramentas on-line usando o LilyPond.

Ambiente

frescobaldi-lilypond-editor-small

Suporte excelente

O LilyPond funciona em todas as plataformas populares: GNU/Linux, MacOS X e Windows. LilyPond vem com uma extensa documentação e centenas de arquivos de exemplo. Existe uma comunidade de usuários ativos respondendo perguntas na lista de discussão lilypond-user, oferecendo ajuda amigável. O tempo de resposta é geralmente muito curto, e soluções frequentemente brilhantes para problemas relatados são desenvolvidas. Graças à estreita interação com a equipe de desenvolvimento, tais soluções são regularmente incluídas no próprio LilyPond. Leia mais em Comunidade.

Software livre

O LilyPond pode ser baixado gratuitamente! Sim - é grátis. Obtenha-o na página de download.

Também é livre (como em “liberdade de expressão”). Ele vem com código-fonte e permissão para alterá-lo e copiá-lo. Então, você está irritado com um bug, ou anseia por um recurso? Simplesmente adicione você mesmo ou pague a outra pessoa para fazê-lo. Leia mais sobre Liberdade.

Para onde agora?

Ainda não está convencido? Veja alguns Exemplos específicos. Se você já tiver se decidido por usar o LilyPond, leia primeiro nossa Entrada de texto.


Validation

Valid HTML 4.01 Transitional