Exemplos

Exemplos bonitos

LilyPond é uma ferramenta poderosa e flexível para tarefas de gravação de todos os tipos. Por favor, veja nossa galeria de exemplos e inspire-se!

Música clássica

Esta obra de órgão por J.S. Bach é um projeto de gravura bastante típico no LilyPond.

bach-bwv610

(clique para aumentar)

Notação complexa

Este exemplo de Goyescas por Enrique Granados mostra alguns dos recursos mais avançados da composição tipográfica, incluindo barra de ligação espremidas, hastes entre pautas e linhas de acompanhamento de voz.

granados

(clique para aumentar)

Música antiga

LilyPond também oferece suporte a vários tipos de notação antiga, como essa passagem do canto gregoriano.

ancient-headword

(clique para aumentar)

Música moderna

Os compositores contemporâneos acham que o LilyPond é adequado para exibir uma notação incomum. Aqui está um trecho do Čáry de Trevor Bača, para flauta baixo desacompanhada.

cary

(clique para aumentar)

Criação eficiente e flexível de materiais de performance

Vários materiais de performance podem ser criados a partir do mesmo código-fonte. Este é um trecho da gravura de Nicolas Sceaux de Giulio Cesare de Handel, com partitura completa, redução de piano-vocal e uma parte de violino.

sesto-full

(clique para aumentar)

sesto-piano

(clique para aumentar)

sesto-violin

(clique para aumentar)

Tablatura

LilyPond oferece suporte a notação de tablatura, que pode ser personalizada para se adequar a qualquer instrumento que leia de tablatura. A pauta de tablatura é gerada automaticamente a partir das notas digitadas para a pauta de 5 linhas.

tab-example

(clique para aumentar)

Música vocal

LilyPond é excelente para música vocal de todos os tipos, desde hinos sagrados até ópera. Aqui está um motete medieval com requisitos ligeiramente incomuns. A voz tenor é escrita em uma métrica diferente das outras, mas deve se alinhar como se estivesse na mesma métrica. LilyPond lida com isso com mais elegância. Observe também os incipits com claves no estilo Vaticano, as hastes cortadas indicando notas plicadas, e ligadura sobre de certos grupos de notas.

aucun-snippet

(clique para aumentar)

Partituras principais

É simples criar partituras principais (lead sheets) com melodia, letras, nomes de acordes e escalas. Neste exemplo, você vê alguns dos diagramas de escala predefinidos, mas eles podem ser altamente personalizados para se adaptar a praticamente qualquer situação.

chart

(clique para aumentar)

Aplicações educacionais

LilyPond é perfeitamente adequado para fins educacionais também. Aqui está um exemplo de um simples exercício de contraponto.

theory

(clique para aumentar)

Projetos grandes

LilyPond é excelente para projetos grandes como óperas ou obras para orquestra sinfônica completa também. Além disso, a entrada baseada em texto fornece maior acessibilidade – este exemplo foi contribuído por Hu Haipeng, um compositor cego.

orchestra

(clique para aumentar)

Saída personalizada

Um trecho curto do Klavierstück II de Stockhausen para demonstrar a capacidade de LilyPond de fornecer saída personalizada.

stockhausen-klavierstueckII

(clique para aumentar)

Gráficos de Schenker

A saída padrão pode ser modificada profundamente. Aqui está uma análise Schenkeriana impressionante, criada por Kris Schaffer, para um artigo no Linux Journal. As cores foram adicionadas para melhor visibilidade.

bach-schenker

(clique para aumentar)

Para onde agora?

Ainda não está convencido? LilyPond é software livre, concedendo-lhe Liberdade. Se você já tiver se decidido por usar o LilyPond, leia primeiro nossa Entrada de texto.


Validation

Valid HTML 4.01 Transitional