Edição facilitada

Aplicativos front-end

Frescobaldi

frescobaldi-lilypond-editor-small

(clique para ampliar)

logo-linux logo-macosx logo-windows

https://www.frescobaldi.org

Frescobaldi é um editor de texto e música leve, mas poderoso, com muitos recursos adicionados e aprimorados especialmente para LilyPond. Os principais recursos incluem links de apontar e clicar entre as visualizações de código e música, assistentes de partituras detalhadas, navegador embutido de documentação do LilyPond, realce de sintaxe e conclusão automática. Frescobaldi é escrito em Python, com PyQt4 para sua interface de usuário, e vai funcionar em todos os principais sistemas operacionais (GNU/Linux, Mac OS X e Windows).

Denemo

screenshot-denemo-small

(clique para ampliar)

logo-linux logo-macosx logo-windows

http://denemo.org

Denemo é um editor gráfico que gera código-fonte LilyPond e também permite a reprodução de áudio. Ele permite que os usuários visualizem o código-fonte LilyPond em paralelo à visualização gráfica. Ajustes adicionais de LilyPond podem ser anexados a notas, acordes, etc. e são armazenados com o arquivo Denemo, para que os usuários possam continuar a editar graficamente.

Mover o cursor no texto do LilyPond move o cursor na visualização gráfica, e quaisquer erros de sintaxe nos ajustes do LilyPond são destacados na exibição de texto quando impressos a partir daí.

Editores baseados em navegador

LilyBin

http://lilybin.com

Um editor LilyPond baseado na web onde você pode definir suas partituras diretamente online sem precisar instalar o LilyPond.

Plug-ins de IDE

Elysium

logo-linux logo-freebsd logo-macosx logo-windows

https://github.com/thSoft/elysium

Um ambiente completo para edição de partituras com o LilyPond no Eclipse, oferecendo um rico kit de ferramentas para gerenciar convenientemente o LilyPond.

Editores de texto

logo-linux logo-freebsd logo-macosx logo-windows

Emacs

https://www.gnu.org/software/emacs/ O Emacs é um editor de texto com recursos sensíveis à linguagem para muitas linguagens de computador diferentes. O Emacs é um editor altamente extensível e pode ser usado como um Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE). Existe um ‘lilypond mode’ que fornece as definições de idioma para trabalhar com os arquivos fonte do LilyPond. Um desenvolvedor escreveu lyqi, um modo principal do Emacs.

Se você ainda não está familiarizado com o Emacs, você provavelmente preferirá usar um editor diferente para escrever os arquivos de entrada do LilyPond.

Mais informações sobre configuração do Emacs podem ser localizadas em suporte a editor de texto.

Vim

https://www.vim.org O Vim é um editor de texto mínimo e é uma extensão do editor Unix vi mais antigo. Também é extensível e configurável.

Se você ainda não estiver familiarizado com o Vi, provavelmente preferirá usar um editor diferente para escrever os arquivos de entrada do LilyPond.

Mais informações sobre configuração do Vim podem ser localizadas em suporte a editor de texto.

logo-macosx

TeXShop

https://pages.uoregon.edu/koch/texshop/

O editor TeXShop para MacOS X pode ser estendido para executar o LilyPond, lilypond-book e convert-ly de dentro do editor, usando as extensões disponíveis em:

http://users.dimi.uniud.it/~nicola.vitacolonna/home/content/lilypond-scripts

Outros programas que podem exportar o código de LilyPond

Editores de mídia, tablatura e MIDI:

Geradores de código algorítmico

Outros programas não estão mais sendo ativamente desenvolvidos

Para onde agora?

Você agora está pronto para baixar o LilyPond.

Ainda não está convencido? Muitos compositores, músicos e maestros aprenderam a escrever música em nosso formato de entrada. Usuários experientes relatam que podem inserir uma partitura completa no LilyPond mais rápido do que com um teclado de piano ou mouse+GUI! Talvez você queira analisar os Recursos, os Exemplos ou a Liberdade que o LilyPond fornece ou ler sobre as Produções e as Análises dos usuários. Além disso, nossa abordagem da estética computacional da gravação clássica é explicada em nosso Plano de fundo.

Juridiquês


Validation

Valid HTML 4.01 Transitional